sexta-feira, 8 de julho de 2011

Horta escolar produz batata-doce gigante



No último dia 30 de junho, no terreno da Escola Municipal Albertina Moraes, na cidade de São João, Agreste pernambucano, foi colhida uma batata-doce que pesava 22 quilogramas. O fato inusitado chamou a atenção da população local, que passou a visitar a escola só para admirar a batata-doce gigante.

A gestora da escola, Eliene Soares, explicou que na horta, existente desde 2008, também se planta coentro, chuchu, cebolinha, abóbora, macaxeira e cenoura. “Já ouvi falar de batata grande, de mais de dez, doze quilos, mas de 22 quilos nunca vi. Para a gente, é uma surpresa muito grande, uma escola assim num cantinho do município… isso faz a gente se sentir feliz pelo tamanho dessa batata. O que se plantar, aqui dá!”, conclui.

O funcionário José Edson Bezerra de Sales, que colabora com a horta, também falou sobre a batata-doce gigante. “Eu me sinto honrado e feliz. Apesar de ela ser tão gigante, não tem nada de produtos químicos, é tudo orgânico. Fico muito orgulhoso de ter plantado as ramas e colhido essa batata”, admite.

RECORDE — Segundo o site do livro Guinness dos Recordes, a batata-doce mais pesada do mundo pesava 37 kg e foi colhida em 8 de março de 2004 por Manuel Pérez Pérez na ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha). Essa ilha é formada por vulcões adormecidos, enormes crateras e rios de lava.

Foto e Texto: David Melo/Jornal DAC