segunda-feira, 6 de junho de 2011

Polícia alemã treina urubu para trabalhar como detetive


A polícia alemã está desenvolvendo uma nova arma para o combate ao crime: urubus. Essas aves, com seus atributos visuais e olfativos muito aguçados, podem encontrar corpos escondidos com facilidade. Três detetives de plumas – chamados Sherlock, Miss Marple e Columbo, nomes de detetives consagrados pela literatura e séries de TV – estão sendo treinados no parque de pássaros de Walsrode, no norte de Hanover, Alemanha.

O urubu Sherlock se diferencia do grupo. Muitas vezes ele prefere caçar de pé no chão ao invés de escanear o solo pelo alto. Nesta semana, Miss Marple e Columbo, que são originários de um zoológico da Áustria, se juntaram a Sherlock, que desde 2010 está em treinamento. A polícia utiliza três pássaros pois as aves preferem voar em grupo sobre grandes áreas.

Durante as sessões de adestramento, a polícia utilizou uma mortalha obtida num necrotério, informou o site alemão Berliner Morgenpost. Para os pais da nova ideia, os urubus podem ser melhores que cães farejadores para encontrar corpos em grandes áreas e terrenos difíceis – como em regiões de vegetação densa, por exemplo. O único problema relacionado ao trabalho do urubu detetive é que ele pode começar a bicar o corpo que encontra. Esse fato levanta uma questão ética importante sobre o uso policial da ave.

Fernando Cymbaluk (Foto: Shutterstock) - Do Globo Rural