sexta-feira, 10 de junho de 2011

Obesos que tentam emagrecer sem sucesso são mais saudáveis do que aqueles que não tentam, diz pesquisa


| Imprimir | Escrever e-mail
Escrito por Maíra Bonilha

Obesos que tentam emagrecer são mais saudáveisMais vale uma vida cheia de dietas ioiô, com tentativas de emagrecer frustradas, do que uma vida mantendo-se obeso. É o que afirma um estudo apresentado nesta segunda-feira, na93º Reunião Anual da Sociedade de Endocrinologia, em Boston, Estados Unidos.

“Manter uma dieta saudável e estável, obviamente é o melhor para a saúde e a longevidade”, afirma Edward List, um dos pesquisadores da Universidade de Ohio. “No entanto, apesar das dietas ioiô serem consideradas prejudiciais, há poucas evidências científicas que apóiam esta hipótese”, explica.

Para determinar os efeitos da dieta ioiô na saúde em longo prazo, o pesquisador e seus colaboradores fizeram o que chamaram de “o primeiro estudo controlado de um regime de dieta ioiô usado para uma vida inteira”. Devido aos desafios de realizar um estudo de alimentação de longo prazo em humanos, usaram camundongos para testar se a variação de peso devido à dieta ioiô é tão prejudicial quanto a obesidade ao longo da vida.

Trinta ratos foram divididos em três grupos de 10 e receberam uma das três dietas: rica em gordura, baixo teor de gordura ou uma mista, com quatro semanas de dieta rica em gordura, seguido de quatro semanas de dieta com baixo teor de gordura. Os pesquisadores submeteram os ratos às respectivas dietas ao longo de todo seu ciclo de vida. Foram medidos o peso, a gordura corporal e os níveis de glicemia.

List comenta que o resultado do grupo com a dieta ioiô (mista) teve grandes alterações durante as avaliações, diminuindo os números durante a dieta com pouca gordura e aumentando para um estado diabético durante a dieta rica em gordura. Mas, quando somadas, a “saúde média” proporcionada pela dieta ioiô foi melhor se comparada com as dietas ricas em gordura. Os ratos alimentados com essa dieta viveram quase 35% mais do que os ratos com dieta rica em gordura.

“Surpreendentemente, os ratos na dieta ioiô tiveram uma vida semelhante à do grupo alimentado com baixo teor de gordura”, afirma List.

Os resultados desta pesquisa são importantes no cenário atual, onde há uma crescente epidemia de obesidade no mundo todo. “O medo de consequências negativas para a saúde devido ao efeito sanfona pode ser subestimado. Segundo nosso estudo, parece que é melhor continuar a tentar perder peso, independentemente do número de tentativas e fracassos”, conclui o pesquisador.