terça-feira, 14 de junho de 2011

Mulher receberá transplante de útero de sua mãe na Suécia


Do UOL Ciência e Saúde
  • Eva Ottosson vai doar útero para filha na Suécia

    Eva Ottosson vai doar útero para filha na Suécia

Sara Ottosson pode se tornar a primeira pessoa no mundo a receber um transplante de útero. E a doadora será sua própria mãe, Eva, segundo noticiou a imprensa internacional nesta segunda-feira (13). Sara nasceu sem o útero por causa de uma síndrome conhecida como Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser.

Agora, os médicos esperam a aprovação do procedimento para realizar o transplante, que deve ocorrer no ano que vem. Após a recuperação, a professora de biologia, que mora em Estocolmo, na Suécia, terá seus próprios óvulos fertilizados usando os espermatozoides do namorado, e, então, o zigoto será implantado no útero.

O médico Mats Brannstrom, chefe da equipe médica responsável pelo transplante, diz que a operação está longe de ser fácil. Segundo ele, o procedimento é um dos mais complexos na medicina moderna, e é muito mais difícil do que transplantar um rim, fígado ou coração. A operação ainda é experimental e está em estágio inicial mesmo em estudos com animais, por isto, muitos acreditam ser muito arriscado realizá-la em humanos.

O único transplante de útero ocorrido anteriormente foi em 2000 na Arábia Saudita, mas teve que ser removido 99 dias após a cirurgia por complicações.

A síndrome de Sara acomete cerca de 1 mulher a cada 5 mil e é caracterizada pela má formação do sistema reprodutivo. Como a maioria das pessoas com a síndrome, Sara só descobriu que algo estava errado na adolescência.