“Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” (Atos 2:36)
Jesus de Nazaré não é apenas um personagem histórico que apareceu no Oriente Médio um tempão atrás. Ele é o filho do Deus Vivo, a encarnação da divindade e principalmente Ele é o Senhor, novamente não por acaso. Ele cumpriu cabalmente tudo o que Pai tinha para Ele, por isso foi colocado em lugar de honra.
Senhor significa dono. Jesus de Nazaré andou por esta terra na forma humana, colocou-se debaixo de uma maldição em nosso favor, tornou-se maldição por causa do nosso pecado. E note que mesmo assim, Ele não se fez Senhor de coisa nenhuma: foi Deus que o tornou Senhor, que O colocou no seu devido lugar.
Isso nos ensina muito, especialmente quando começamos a ter algumas idéias “brilhantes” de nos acharmos alguma coisa ou nos sentirmos no direito de nos auto-aclamarmos alguma coisa. Ou Deus nos coloca em alguma posição ou isso não terá legitimidade. Meu querido leitor, não advogue em causa própria, não se empenhe em dizer quem é ou o que faz, não busque reconhecimento seja merecido ou não. Busque ser obediente e cumprir o que Deus tem para sua vida. Isso provocará a percepção de quem Deus tiver levantado para perceber. As coisas acontecerão.
É sempre uma batalha de ego contra o espírito mas podemos, sim, vencer. Jesus nos mostra que devemos dar prioridade para a obediência e que todo resto cabe ao Pai. Filipenses 2 nos mostra isso com total clareza, este versículo de Atos 2 fala disso.
Note outro ensino nem tão sutil: o reconhecimento dos homens levou Jesus para a cruz. O de Deus, o levou ao Trono Celeste. Se somos co-herdeiros com Ele, se queremos ser imitadores Dele, se de fato sem Ele nada podemos fazer… por que o Pai faria diferente conosco? Se não poupou Seu Filho para cumprir Seu propósito, por que pouparia a nós?
Deus te ama e nada mudará isso. Mas quanto a ir a algum lugar é outra discussão. Você só vai onde Ele te desejar, ainda que seja uma cruz.
“Pai, obrigado por que meu destino depende muito mais de minhas decisões de te obedecer do que de minhas capacidades. Ajuda-me para que eu aprenda a confiar em Ti e esperar em Ti.”