A empresa holandesa Roamler criou uma forma inovadora de interagir com os consumidores. Ela lançou um aplicativo para iPhone que permite a seus usuários realizarem pequenas tarefas em determinados locais – adicionando o elemento de geoposicionamento à equação. Dessa maneira, a empresa que utilizar a ferramenta poderá transformar essas pessoas em uma força-tarefa. Os usuários que toparem entrar na brincadeira serão recompensados em dinheiro – 2 a 4 euros por cada missão cumprida.
Mas que tipos de tarefas uma empresa poderia querer dessa equipe engajada de consumidores? Uma marca de chocolate pode desejar saber onde seu produto está posicionado em uma determinada loja, por exemplo. Basta que o usuário mais próximo vá até lá, tire uma foto e a envie usando o aplicativo da Roamler. Outra empresa pode ter interesse em saber como o usuário está usando seu produto, ou até mesmo pedir que ele o promova de alguma forma inventiva. O vídeo a seguir (em inglês) traz outras aplicações para a ferramenta:
Todos os dados relativos às tarefas são enviados para a sede da Roamler, que faz uma análise do material e encaminha um relatório para empresa contratante. Os usuários acumulam pontos e insígnias – como no Foursquare – e vão recebendo missões mais difíceis.
Criada por Wiggert de Haan e Martijn Nijhuis, a startop holandesa funciona em uma versão beta, que pode ser utilizada apenas por meio de convites. Lançada no começo deste mês, a empresa já fez parcerias com a marca de cerveja Heineken e a prefeitura de Amsterdã.
É um jeito divertido de saber como pensa seu consumidor, não é? E até mesmo de fazer com que ele se torne um defensor da sua marca. Mas vamos fazer um brainstorm (me ajudem nessa): que empresas poderiam se beneficiar dessas ferramentas? Que desafios elas poderiam propor? E o mais importante: você acha que os consumidores realmente participariam?