O investimento inicial para abrir uma unidade é de R$ 2,5 milhões
No Brasil, 80 milhões de pessoas praticam alguma atividade física, segundo dados da IHRSA (The International Health, Racquet & Sportsclub Association). Para atender o crescente mercado de fitness, a rede de franquias de academias Pelé Club, que conta com quatro unidades em funcionamento - uma em São Paulo, duas em Minas Gerais e outra em Belém -, elaborou um planejamento estratégico que contempla a abertura de cinco novas academias até o fim de 2011. Teresina (PI), Londrina (PR), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Brasília (DF) estão no foco do plano de expansão da franquia.
Para atingir tal meta e manter o padrão de qualidade na prestação de serviços, a rede oferece ao franqueado suporte nutricional, técnico, administrativo, tecnológico, operacional, de marketing e vendas, além de suporte online e acompanhamento regular de supervisores, segundo Augusto Anzelotti, diretor geral da Pelé Club, que tem por trás de seus negócios o grande nome do esporte brasileiro, o ex-jogador de futebol Pelé.
O modelo de negócio desenvolvido pela rede pode ser implantado em pontos estratégicos de rua, shoppings e centros comerciais. A área mínima exigida é de 1.000 metros quadrados e a população da região escolhida deve ser de, no mínimo, 200.000 habitantes. O investimento necessário para cada franquia é da ordem de R$ 2,5 milhões e o prazo de retorno varia de 36 a 45 meses.
Da Redação do PEGN