Levantamento da Serasa Experian mostra que 57% dos varejistas estimam faturar mais este ano na comparação com o mesmo período de 2010
O otimismo do comércio com o faturamento no Dia dos Namorados é o maior desde 2006, de acordo com pesquisa divulgada hoje (30) pela Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Pelo levantamento, 57% dos varejistas estimam faturamento maior que o registrado no mesmo período de 2010, enquanto 30% esperam o mesmo nível e 13% preveem queda. O otimismo em 2011 cresceu três pontos porcentuais ante 2010, quando 54% dos empresários esperavam alta nas vendas.
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados entrevistou 1.015 executivos de empresas de todo o Brasil, e foi realizada de 9 a 16 de maio. A pesquisa é realizada desde 2006.
Na avaliação por porte, o levantamento aponta que 75% das grandes empresas do varejo apostam em crescimento do faturamento neste Dia dos Namorados (12 de junho) em comparação com a mesma data em 2010. Em seguida aparecem as empresas médias (65%) e pequenas (57%). Na análise regional, o Centro-Oeste tem a maior parcela de varejistas otimistas, com 65%. Em seguida aparecem Nordeste (62%), Sudeste (56%), Sul (53%) e Norte (44%).
Na avaliação por porte, o levantamento aponta que 75% das grandes empresas do varejo apostam em crescimento do faturamento neste Dia dos Namorados (12 de junho) em comparação com a mesma data em 2010. Em seguida aparecem as empresas médias (65%) e pequenas (57%). Na análise regional, o Centro-Oeste tem a maior parcela de varejistas otimistas, com 65%. Em seguida aparecem Nordeste (62%), Sudeste (56%), Sul (53%) e Norte (44%).
Presentes e gastos
Para os varejistas, 27% dos consumidores gastarão até R$ 50 com o presente do Dia dos Namorados; 39% entre R$ 51 e R$ 100; 25% entre R$ 101 e R$ 200; 6% entre R$ 201 e R$ 300; 2% entre R$ 301 e R$ 500 e 1% com gastos acima de R$ 500.
Os presentes mais procurados devem ser roupas, sapatos e acessórios (29%); perfumaria e cosméticos (22%); celulares e smartphones (19)%; flores (12%); chocolates e doces (6%); joias e relógios (5%); eletrônicos (3)%; discos de Blu-Ray, DVD, CD e livros (1%); eletrodomésticos (1%); refeição comemorativa em restaurante (1%) e viagem (1%).
Para os varejistas, 27% dos consumidores gastarão até R$ 50 com o presente do Dia dos Namorados; 39% entre R$ 51 e R$ 100; 25% entre R$ 101 e R$ 200; 6% entre R$ 201 e R$ 300; 2% entre R$ 301 e R$ 500 e 1% com gastos acima de R$ 500.
Os presentes mais procurados devem ser roupas, sapatos e acessórios (29%); perfumaria e cosméticos (22%); celulares e smartphones (19)%; flores (12%); chocolates e doces (6%); joias e relógios (5%); eletrônicos (3)%; discos de Blu-Ray, DVD, CD e livros (1%); eletrodomésticos (1%); refeição comemorativa em restaurante (1%) e viagem (1%).
Da Agência Estado