Sebrae dispõe de ferramentas para sanar das questões básicas a falhas em processos administrativos mais complexos
Da Agência Sebrae de NotíciasO Sebrae no Piauí tem várias soluções para ajudar o empresário a mudar o rumo do seu empreendimento. As consultorias são algumas delas, desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada cliente. Entre as áreas trabalhadas se destacam organização, finanças, produção, qualidade, gestão, marketing e tecnologia.
“Iniciamos o processo de consultorias individuais em 2009. Naquele ano, tivemos apenas cinco contratos. Em 2010, esse trabalho foi intensificado e contabilizamos 60 contratos com empreendimentos de Teresina e de cidades do interior do estado. Este ano, fechamos março com 15 contratos assinados”, informa o gerente de Atendimento Individual e Mercados do Sebrae no Piauí, Carlos Jorge Gomes.
Segundo o gerente, esse aumento no número de contratos se deve à dinâmica do mercado e à satisfação dos clientes atendidos, que indicam a outros empreendedores. “O mercado está em constante mudança e para se manter nele, os empresários precisam inovar. Os empreendedores estão mais conscientes dessa necessidade e já procuram o Sebrae para auxiliá-los. Antes, quando falávamos de consultoria, havia certa resistência por parte dos empresários. Hoje a demanda é espontânea”, destaca Silva.
Atuação em todas as áreas
As consultorias podem contribuir para solucionar simples problemas de organização ou adequação de processos e casos mais complexos que exijam atuação em todas as áreas da empresa, como controles físicos e financeiros.
“Em 2010, tivemos contratos que variaram de R$ 5 mil a quase R$ 90 mil. Mas isso depende muito da área de abrangência da consultoria e do tempo necessário para a realização do trabalho, baseado em diagnóstico feito na empresa”, conta o diretor-técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues.