Presidente da Leite Brasil é o entrevistado da edição de março da Revista Globo Rural
Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite B (Leite Brasil) é o entrevistado da edição de março da revista Globo Rural. Engenheiro civil e produtor de leite, Jorge Rubez possui experiência suficiente para afirmar que o mercado de leite vai bem e só tem a crescer.
Segundo ele, o setor é um dos que mais emprega no Brasil, com 4,2 milhões de pessoas diretamente, além de toda uma cadeia produtiva envolvida na atividade. “A produção de leite está diretamente ligada a outros segmentos como milho, soja, trigo e mandioca, que alimentam as reses. Se algum setor agregar mais valor que o leite, se apresente”, disse.
O mercado interno dá conta de absorver toda a produção, mas ainda não consegue exportar. De acordo com Rubez, além da taxa de câmbio, é difícil competir com países de tradição exportadora como Austrália, Nova Zelândia e União Europeia, que possuem Know How. “Nós não temos subsídio. Precisávamos de uma política mais definida para fazermos aquilo que somos bons”, afirmou.
Sobre a questão do Código Florestal, Rubez apoia as mudanças propostas pelo projeto, mas defende que nenhuma árvore deve ser derrubada. “Quero ressaltar que o meio ambiente para o setor rural é questão vital e de sobrevivência econômica. Ninguém é mais preservacionista do que nós”.
Do Globo Rural - por Lidiane Aires