Polo de Toritama
Polo de Caruaru
Polo de Santa Cruz do Capibaribe
Os municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe concentram o maior número de empresas do setor têxtil em Pernambuco. São mais de 18 mil empreendimentos, produzindo até 800 milhões de peças por ano. Para acelerar o escoamento da produção, esses municípios já contam com grandes espaços exclusivos para os negócios.
Em Toritama, cidade responsável por 16% do jeans produzido no Brasil segundo a Associação Comercial e Industrial da cidade (Acit), fica localizado o Parque das Feiras, o primeiro empreendimento neste formato no Agreste.
Seguindo o exemplo da cidade vizinha, em novembro de 2005, foi a vez de Caruaru abrir as portas do Polo Caruaru, construído numa área de 90 ha, sendo 64 mil m² de área coberta, no km 62 da BR 104. O prédio é dividido em quatro módulos com mais de 700 lojas, onde 87% das operações são voltadas para o vestuário. "Recebemos uma média mensal de 700 mil visitantes", diz o superintendente do Polo Caruaru, Erich Veloso.
Quase um ano depois, em outubro de 2006, Santa Cruz do Capibaribe dava início a um novo modelo de comercialização. Com a inauguração do Moda Center Santa Cruz, o município virou sede do maior parque de feiras da América Latina. O local conta com uma área coberta de 120 mil m², quase 10 mil boxes e 707 lojas, divididos em seis módulos, mais seis praças de alimentação e dormitórios que totalizam 3 mil leitos.
"Nossos produtos eram vendidos em bancos de feira espalhados por 24 ruas da cidade, além dos ambulantes. Com o Moda Center, ganhamos força e agregamos valor ao que produzimos, conquistando gente de todo o Brasil. Por isso, chegamos a receber mais de 70 mil compradores por semana. Em meses como novembro e dezembro, esse número chega a 100 mil", conta o síndico do Moda Center, Valmir Ribeiro