sexta-feira, 4 de março de 2011

Reportagem do JC destaca os gigantes do Polo de Confecções do Agreste pernambucano

Polo de Toritama

Polo de Caruaru

Polo de Santa Cruz do Capibaribe


Os municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe concentram o maior número de empresas do setor têxtil em Pernambuco. São mais de 18 mil empreendimentos, produzindo até 800 milhões de peças por ano. Para acelerar o escoamento da produção, esses municípios já contam com grandes espaços exclusivos para os negócios.
Em Toritama, cidade responsável por 16% do jeans produzido no Brasil segundo a Associação Comercial e Industrial da cidade (Acit), fica localizado o Parque das Feiras, o primeiro empreendimento neste formato no Agreste.
sponsável por 16% do jeans produzido no Brasil segundo a Associação Comercial e Industrial da cidade (Acit), fica localizado o Parque das Feiras, o primeiro empreendimento neste formato no Agreste.
Seguindo o exemplo da cidade vizinha, em novembro de 2005, foi a vez de Caruaru abrir as portas do Polo Caruaru, construído numa área de 90 ha, sendo 64 mil m² de área coberta, no km 62 da BR 104. O prédio é dividido em quatro módulos com mais de 700 lojas, onde 87% das operações são voltadas para o vestuário. "Recebemos uma média mensal de 700 mil visitantes", diz o superintendente do Polo Caruaru, Erich Veloso.

Quase um ano depois, em outubro de 2006, Santa Cruz do Capibaribe dava início a um novo modelo de comercialização. Com a inauguração do Moda Center Santa Cruz, o município virou sede do maior parque de feiras da América Latina. O local conta com uma área coberta de 120 mil m², quase 10 mil boxes e 707 lojas, divididos em seis módulos, mais seis praças de alimentação e dormitórios que totalizam 3 mil leitos.
"Nossos produtos eram vendidos em bancos de feira espalhados por 24 ruas da cidade, além dos ambulantes. Com o Moda Center, ganhamos força e agregamos valor ao que produzimos, conquistando gente de todo o Brasil. Por isso, chegamos a receber mais de 70 mil compradores por semana. Em meses como novembro e dezembro, esse número chega a 100 mil", conta o síndico do Moda Center, Valmir Ribeiro