Política
1. Promessas de Kassab para São Paulo ainda patinam
Levantamento mostra que após metade do seu segundo mandato, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) enfrenta dificuldades com algumas das principais promessas eleitorais. De acordo com a reportagem da Folha, entre as defasagens estão construir hospitais, expandir e requalificar corredores e terminais de ônibus, investir no Rodoanel e eliminar o “turno da fome” nas escolas e a fila de espera por vaga em creches. Informações da própria prefeitura revelam que das 223 promessas do plano de metas do mandato, 21 estão cumpridas, sete nem iniciadas e 195 em andamento.
2. Governo quer mudar Incra e frear indicação política e desvios
Reportagem do Estadão mostra que para evitar corrupção, o governo estuda mudanças na estrutura administrativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com o jornal, para obter maior controle sobre as superintendências regionais da instituição – cujos chefes são, quase todos, nomeados por indicações de políticos – o órgão prevê a redução da autonomia das superintendências regionais e o fortalecimento do conselho diretor, órgão acima da presidência do instituto, e a diretoria-geral, para acompanhar e fiscalizar ações no setor.
3. Procurador recorre ao Supremo contra Jaqueline Roriz
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, anunciou que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em gravação de vídeo recebendo dinheiro do esquema de corrupção do governo do Distrito Federal. Segundo reportagem do Estadão, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou que pedirá ao Ministério Público uma cópia da gravação e mais informações sobre o caso e que solicitará aos partidos que indiquem, até a semana que vem, os integrantes do Conselho de Ética da Casa.
Sociedade
4. Rio conhece hoje a campeã do Carnaval
Pouco mais de um mês após o incêndio que atingiu a Cidade do Samba, na zona portuária do Rio, o Grupo Especial de Carnaval divulga hoje a partir das 15h45 a escola de samba campeã. Apenas nove das 12 escolas concorrerão ao título. De acordo com reportagem da Folha, por causa do incêndio, Portela, União da Ilha e Grande Rio não terão seus quesitos julgados no desfile.
5. Sequestradores são presos após pararem para abastecer carro
A Polícia Militar de São Paulo relata que a falta de combustível no carro da vítima ajudou a polícia militar a prender bando acusado de participar de um seqüestro na noite de ontem no bairro de Moema, zona sul da cidade. Segundo reportagem da Folha, um empresário de 34 anos foi abordado ao sair de uma videolocadora por volta das 21h30 de ontem, e obrigado a entrar no banco traseiro do seu Peugeot 307. Funcionários viram a ação e acionaram a polícia. Sem saber que estavam sendo seguidos, os seqüestradores pararam em um posto de combustível da avenida Roque Petroni Júnior para abastecer o veículo. Os cinco ocupantes foram detidos com cartões e as senhas da vítima.
Mundo
6. Khadafi acusa países ocidentais de ‘complô colonialista’ contra a Líbia
Em entrevista concedida na noite de ontem em Trípoli a rede de televisão francesa LCI, o ditador líbio Muammar Gaddafi acusou os países ocidentais de levarem a cabo um “complô colonialista” contra seu país, em especial Estados Unidos, Reino Unido e França. Segundo a reportagem, ser questionado sobre a possibilidade de negociar com o Conselho Nacional, Gaddafi soltou uma gargalhada e respondeu que “não há um Conselho Nacional”.
7. Vice-ministro das Relações Exteriores será o novo chanceler japonês
O governo japonês anunciou na noite de ontem que o vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeaki Matsumoto, será o novo chefe da diplomacia do país asiático, em substituição a Seiji Maehara, que renunciou no domingo após reconhecer ter recebido uma doação ilegal. De acordo com reportagem do jornal americano New York Times, Matsumoto e ex-banqueiro de 51 anos e original da província de Hyogo, foi eleito parlamentar pela primeira vez em 2000 e ocupava o cargo de vice-ministro das Relações Exteriores desde setembro do ano passado.
8. Terremoto atinge Japão e gera alerta de tsunami
Informações do governo japonês relatam que um terremoto de 7,3 graus na escala Richter, com epicentro no Oceano Pacífico, atingiu hoje a costa nordeste do país e gerou um alerta de tsunami. Segundo reportagem da Folha, sem causar danos, o tremor demonstrou a preparação do Japão para lidar com os frequentes terremotos no país, que aplica estritas normas de construção para diminuir o impacto dos eventuais danos.
Economia
9. Renda feminina cresce mais do que masculina no Nordeste
Pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) em Fortaleza, Recife e Salvador mostra que a renda das mulheres cresceu mais do que a dos homens nas três regiões metropolitanas do Nordeste pesquisadas. De acordo com reportagem da Folha, enquanto o rendimento feminino por hora avançou de 1,8% a 12,7%, o masculino variou de -0,2% a 9,7%.
10. Produção industrial da Alemanha cresce 1,8% em janeiro
Informações do Ministério da Economia alemão relatam que a produção industrial do país cresceu 1,8% em janeiro, dentro do esperado pelas autoridades da Alemanha para o mês. Segundo reportagem do Estadão, o número reflete uma recuperação da economia local após queda registrada de 0,6% em dezembro do ano passado.
Da Redação da Época