quarta-feira, 23 de março de 2011

Principais notícias do dia 23 de março

Política

1. Bens de Jaqueline Roriz e de José Roberto Arruda são bloqueados
A Justiça do Distrito Federal determinou ontem o imediato bloqueio dos bens da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), filmada recebendo dinheiro do delator do mensalão do DEM. De acordo com reportagem do Estadão, além de Jaqueline, também terão os bens bloqueados no mesmo valor o delator do esquema, Durval Barbosa, Manoel Neto –marido de Jaqueline Roriz que pega o dinheiro no vídeo– e o ex-governador José Roberto Arruda.

2. Deputado chama Joaquim Barbosa de “moreno escuro”
Durante a reunião da bancada do DEM ontem na Câmara, o deputado Júlio Campos (DEM-MT) provocou polêmica ao se referir ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa como “moreno escuro” durante uma reunião da bancada do partido. De acordo com reportagem da Folha, Campos defendia a prisão especial para autoridades, quando disse que processos podem cair nas mãos “do moreno escuro do Supremo”. Mais tarde o deputado disse que “quando usou a expressão ‘ilustre ministro moreno escuro’ em menção ao ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa foi somente por não lembrar naquele momento o nome do magistrado”. Outros deputados que estavam presentes reclamaram da frase.

Sociedade
3. Pesquisa detecta agrotóxico em leite humano
Estudo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso revela que o leite materno de mulheres de Lucas do Rio Verde, cidade de 45 mil habitantes de Mato Grosso, está contaminado por agrotóxicos. Segundo reportagem da Folha, todas as amostras de leite de 62 mulheres que participaram da pesquisa entre fevereiro e junho de 2010 tiveram a presença do produto detectada. O município é um dos principais produtores de grãos do estado.

4. Registros de dengue no Rio superam soma de 2009 e 2010
Dados fornecidos pela prefeitura do Rio de Janeiro revela que apenas nos três primeiros meses do ano, os casos de dengue detectados na cidade superam a soma dos casos dos dois anos anteriores. Segundo reportagem da Folha, já são 8.315 casos de dengue confirmados no Rio, contra 5.843 na soma dos dois anos anteriores –3.120 em 2010 e 2.723 em 2009.

5. Falta de creches pode render processo a Kassab
Reportagem da Folha relata que o Ministério Público de São Paulo propôs ontem ação civil pública contra o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. De acordo com o jornal, o objetivo de responsabilizá-lo por não atender à demanda por vagas em creches, com base na Lei de Improbidade Administrativa. Dados da própria prefeitura mostram que cidade tem um déficit de 125 mil vagas em creches. A desculpa da administração é a dificuldade de achar terrenos, mesmo empecilho para o fim do ‘turno da fome’ (11h às 15h), que afeta 39 escolas (7% da rede).

Mundo
6. Pela 1ª vez, Brasil apoia a saída de ditador líbio
Pela primeira vez desde o início do conflito na Líbia o Itamaraty se manifestou a favor da saída do ditador Muammar Gaddafi, no poder desde 1969. A declaração foi dada ontem pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que afirmou que o governo brasileiro espera uma “transição benigna na Líbia” e que a duração da crise política no país é “imprevisível”. Segundo reportagem da Folha (para assinantes), a fala do ministro acontece um dia após nota oficial em que o Brasil defendia “cessar-fogo”, inclusive do bombardeio que pode levar à queda do ditador.

7. Gaddafi: “Lutarei até o final”
Em novo pronunciamento transmitido ontem pela televisão, o ditador da Líbia, Muamar Gaddafi prometeu continuar lutando contra os rebeldes que querem derrubá-lo e contra as forças internacionais que atuam no país e disse a seus seguidores que sairá vitorioso da guerra. “Seremos vitoriosos no fim”, disse. Segundo reportagem do jornal espanhol El Pais, na quarta noite de bombardeios tanques do ditador abriram fogo contra a população na cidade de Misrata, deixando 40 mortos.

8. Japão detecta radiação em água
Após autoridades japonesas detectarem radiação em alimentos, agora foi a vez da água. De acordo com reportagem da Folha, a radiação medida na água encanada de Tóquio supera o limite legal autorizado para o consumo de crianças pequenas. A cidade, que fica a 250 quilômetros de Fukushima, detectou água corrente com concentrações de iodo de 210 Becquerels (Bq) por quilo, quando o limite fixado pelas autoridades japonesas para os bebês é de 100 Bq.

9. Multinacional é processada por 931 mortes e ligação com as Farc
A empresa de comércio de bananas Chiquita Brands passou ontem a ser alvo de dois novos processos em um tribunal federal em Washington relacionados com a tortura e o assassinato de 931 pessoas na zona bananeira de Urabá, na Colômbia. De acordo com reportagem da Folha, para a defesa, a multinacional admitiu nos tribunais que entre 1987 e 1999 pagou às Farc para proteger suas plantações de banana do Exército Popular de Libertação (EPL), um grupo guerrilheiro rival.

Economia
10. Para Planalto, agências reguladoras devem ter poder limitado
Reportagem da Folha (para assinantes) revela que o Palácio do Planalto pretende limitar a atuação das agências reguladoras por considerar que elas têm extrapolado seu poder de atuação ao formular políticas públicas, criando problemas para o Executivo. Segundo o jornal, o governo decidiu que irá controlar esses cargos, nomeando diretores afinados com seu projeto, em vez de aceitar indicações políticas que o deixe nas mãos dos partidos.

Por Ana Galli