Política
1. DEM oferece “agrados” a políticos para reter aliados de Kassab
Para frear as dissidências do DEM provocadas pelo plano do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab criar uma nova legenda, a cúpula do partido oferece, em troca de permanência e fidelidade, espaços e oportunidades para aliados do prefeito, como o deputado Rodrigo Garcia (SP), que pode até ser candidato à sucessão de Kassab. Segundo reportagem do Estadão, o deputado já articulou com outros parlamentares e prefeitos do interior, como Dárcy Vera, de Ribeirão Preto, para que se mantivessem na legenda.
2. Ex-ministros de Lula ainda mantêm cargos em estatais
Reportagem da Folha revela que mesmo após terem deixado seus cargos, os ex-ministros do governo Lula Celso Amorim (Relações Exteriores) e Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência) continuam a receber salário para integrar conselhos de estatais. De acordo com o jornal, eles ainda ocupam vagas nos conselhos de administração da Itaipu Binacional e da Eletrobrás e afirmaram não verem conflito ético na prática. A remuneração de Dulci é de R$ 4300 mais 13º salário. Já Amorim possui um dos maiores salários pagos em conselhos de estatais federais: R$ 13.100 por mês.
3. PT quer quatro CPIs contra Alckmin
A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo se movimenta para pedir a instalação de quatro comissões parlamentares de inquérito (CPIs) contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB/SP). Segundo reportagem do Estadão, duas comissões teriam o objetivo de investigar supostas fraudes na licitação de lotes da Linha 5 – Lilás do Metrô e irregularidades nas obras do Rodoanel. Outra apuraria o suposto envolvimento da Alston em irregularidades em compras de trens do Metrô e a quarta teria como foco contratos entre o governo e as empresas concessionárias das rodovias estaduais.
Sociedade
4. Governo bloqueia compra de terras por estrangeiros
Aviso encaminhado ontem pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio determina a suspensão de qualquer negócio de compra e fusão, por estrangeiros, de empresas brasileiras que detenham imóveis rurais no Brasil. De acordo com reportagem do Estadão, o objetivo é tentar controlar o avanço de estrangeiros sobre terras no Brasil. Juntas comerciais e cartórios ajudarão a identificar a participação de capital estrangeiro nas empresas que comprem terras.
5. Apenas 12,7% dos municípios de São Paulo estão livres da dengue
Dados do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de São Paulo mostram que 12,7% das cidades do Estado não tiveram nenhum caso confirmado da doença nos últimos cinco anos e no primeiro bimestre de 2011. Segundo reportagem da Folha, apenas 82 dos 645 municípios de São Paulo estão nessa situação.
Mundo
6. Imperador pede na TV que japoneses não desistam
Em raro discurso televisionado, o imperador do Japão, Akihito, afirmou estar “profundamente preocupado” em relação aos últimos fatos ocorridos no país e pediu a população seja solidária e não desista. Segundo reportagem do jornal americano New York Times, o discurso do imperador mostra a gravidade da crise que vive o Japão, a pior desde o final da Segunda Guerra Mundial.
7. Cinco pessoas morrem em confronto no Bahrein
Pelo menos cinco manifestantes morreram e dezenas ficaram feridos hoje no Bahrein em uma ação policial na Praça da Pérola, na capital Manama. De acordo com reportagem do jornal espanhol El Pais, para evitar manifestações, centenas de policiais tomaram o controle da praça, após uma ação contra os manifestantes, em sua maioria xiitas. As revoltas populares ocorrem para tentar derrubar o reinado de Hamad bin Isa al Khalifa, que para se manter no poder instituiu ontem estado de emergência de três meses, o que dá total poder às forças de segurança bareinitas, que são dominadas pela elite sunita.
8. Ditador líbio bombardeia principal reduto rebelde
Reportagem da Folha relata que a artilharia aérea do ditador líbio Muammar Gaddafi bombardearam hoje pela manhã a cidade de Benghazi, a segunda mais importante do país e o principal reduto dos rebeldes. Segundo o jornal, o alvo foi o aeroporto da cidade. Representantes do grupo opositor garantiram que a resposta dos rebeldes foi contundente e que os aviões de Gaddafi “empreenderam fuga”. Não há registro de vítimas ou danos materiais.
Economia
9. Após dois dias de perdas, Bolsa de Tóquio fecha em alta de 5,7%
Reportagem do Estadão relata que após tombo recorde na véspera, disparadas pelo terremoto e pela crise nuclear que o seguiu, o mercado em Tóquio recuperou a perda e a bolsa de valores registrou alta de 5,7%. Segundo o jornal, outros mercados asiáticos também subiram, mas um novo incêndio na usina nuclear em Fukushima e temores de mais vazamentos de radiação mantiveram investidores tensos e as ações em Tóquio apresentaram volatilidade.
10. Empresas não devolvem 50% de cobranças indevidas
Estudo realizado pelo Procon revela que mais da metade (50,2%) das cobranças indevidas não são devolvidas pelas empresas, mesmo após abertura de processo administrativo. De acordo com reportagem da Folha, o tipo de queixa liderou o ranking no Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2010, respondendo por 28% do total, 8.855 de 31.509.
Por Ana Galli - Do Época