Chegamos ao último dia "oficial" de Carnaval em Pernambuco. Hoje, muita gente começa a arrumar as malas e pegar a estrada de volta para casa. Para isso, equipes do Detran estão nas ruas e avenidas fiscalizando a Lei Seca. De acordo com o gestor de fiscalização do Detran, Sérgio Lins, até agora, 531 pessoas foram flagradas dirigindo alcoolizadas neste Carnaval.
Durante todo o feriado, o Detran esteve presente nas estradas notificando os motoristas. Cerca de 6 mil abordagens foram realizadas, segundo o gestor. “Fizemos mais de 150 blitze em diversos pontos. A gente acredita que o número de notificações deve reduzir em 5%. É pouco, mas é uma prova de que a população está se conscientizando e não dirigindo após beber”, diz Sérgio Lins.
A multa para quem é pego dirigindo sob efeito de álcool é de R$ 957 e a suspensão do direito de dirigir por um ano. “Desses 531, 17 foram encaminhados à delegacia e será aberto um processo criminal contra eles”, afirma. Isso acontece quando o bafômetro acusa mais de 0,33 gm/l.
O gestor de fiscalização explica que há três casos em que a pessoa pode receber esta penalidade. “Quando a pessoa se recusa a fazer o teste de alcoolemia, também recebe a mesma punição. No caso da constatação, que se dá quando o bafômetro acusa o nível entre 0,14 e 0,33 mg/l. E acima de 0,33 mg/l, que além da multa e suspensão, o agente é obrigado a encaminhar o motorista para a delegacia”, explica.
Segundo ele, a saída do Cais José Estelita, no Centro do Recife, e a Avenida Agamenon Magalhães, foram os locais onde foram registrados o maior número de casos de infrações da Lei Seca.
Fonte: pe360graus.com - Do Toritama Informa