terça-feira, 29 de março de 2011

DIA D CONTRA TUBERCULOSE ACONTECE NESTA QUARTA, 30, NO MARCO ZERO EM CARUARU

Peças de teatro, distribuição de panfletos, palestras e muita música. Assim será o Dia D contra a Tuberculose que acontece nesta quarta-feira, 30, a partir das 8h, no Marco Zero em Caruaru. O objetivo da Secretaria de Saúde é aumentar os esforços para propagar os perigos da doença e divulgar a importância da prevenção.

De acordo com Nara Saraiva, diretora de Vigilância em Saúde, durante toda semana está ocorrendo visitas dos agentes de saúde nas residências dos caruaruenses para identificar quem possui os sintomas da doença. “Um exército, com mais de 300 agentes, está dando uma grande contribuição à campanha”, afirma.

A tuberculose é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Essa bactéria pode ser transmitida de uma pessoa para outra através da tosse. Ela também pode estar dormente no organismo de um indivíduo, e ficar ativa quando existe a queda da imunidade.

Os principais sintomas da doença são tosse, emagrecimento, febre baixa e sudorese noturna, persistindo por mais de duas semanas. Em longo prazo, pode haver a falta de ar e progressiva dificuldade para respirar, tosse com sangue (hemoptise) e até a morte. “Uma radiografia de tórax pode orientar o diagnóstico que é confirmado pela coleta de escarro e pesquisa do bacilo”, explicou a secretária de Saúde, Cristina Sette.

A tuberculose é tratada com antibióticos específicos controlados. O tratamento utiliza quatro medicações associadas por dois meses e, depois, dois antibióticos por mais quatro meses. Esses remédios são combinados em um comprimido para facilitar a aderência ao tratamento. “A distribuição dos medicamentos é gratuita, através do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Após identificar os sintomas da doença, os pacientes devem se dirigir aos PSFs próximos de suas residências ou centros de saúde do município, a fim de iniciar o tratamento que tem duração de 6 meses”, informou Cristina Sette.

ASSESSORIA DE IMPRENSA