segunda-feira, 21 de março de 2011

SARGENTO ERNESTO COMEMORA 25 ANOS DE POLÍCIA MILITAR


Sérgio Ernesto da Silva ou simplesmente Sargento Ernesto.

Uma das maiores expressões da segurança pública da área da 3ª CIPM.
Aos 45 anos de idade, o Sargento comemora seus 25 anos de Polícia Militar, ou seja, mais de 50% de sua vida, dedicada a corporação, com o simples objetivo de defender cada cidadão que assim precisar dos seus serviços.
Por esse e outros motivos a equipe de reportagem do Agreste Notícia realizou uma entrevista exclusiva com o Sargento, que é um orgulho para a sociedade santacruzense, e por que não dizer, de toda região.
Na oportunidade Sgt Ernesto falou sobre sua historia na Polícia Militar dizendo: “Há 25 anos atrás eu trabalhava em um escritório contábil, foi quando abriu um concurso da Polícia Militar. Sempre tive admiração pelo serviço, onde eu tinha aquele sonho de um dia servir o meu estado. Quando chegou a oportunidade, eu me submeti aos testes e graças a Deus passei. Tudo que consegui até hoje, devo a Polícia Militar de Pernambuco”.
Ernesto ingressou na carreira militar ainda solteiro, onde posteriormente, após cinco anos casou e teve três filhos que o mesmo considera um dos maiores presentes que Deus lhe deu. “Tudo o que eu passo aos meus colegas e companheiros de farda, com certeza passo muito bem aos meus filhos, para que sejam pessoas felizes e pessoas tranqüilas”.
Sérgio Ernesto tem oito irmãos, onde dois deles seguiram a mesma profissão, sendo um Soldado e outro Tenente. Atualmente ele faz parte do GATI da 3ª CIPM, mas já trabalhou nas cidades de Garanhuns, Cachoeirinha, Arcoverde e Caruaru. Vale destacar que desde cedo o Sargento começou a se destacar, onde aos três anos de polícia passou de Soldado para Cabo, consequentemente aprimorando seus conhecimentos. O então Cabo, logo passou a ser Sargento, recebendo várias honrarias e homenágem da Polícia por seus magníficos trabalhos prestados.
Falamos sobre uma troca de tiros que aconteceu em Santa Cruz, onde um elemento que acabou morrendo conseguiu ferir o Sargento. “Lamentavelmente aquele rapaz que vivia praticando assaltos, traficando e colocando terror na cidade, naquele mesmo dia tinha fumado várias pedras de crack, armado teria dito a seu irmão que reagiria até contra a Polícia, assim aconteceu. Nós não somos justiceiros, somos profissionais de segurança, então tanto minha vida como a vida de meus companheiros tem que ser defendidas. Em momento algum queríamos que aquilo viesse a acontecer, ele atirou em mim e tivemos que revidar”, explicou dizendo também que não era por que se tratava de um marginal que não poderia sentir, pois era um ser humano. “Gostamos das operações que prendemos o elemento e a arma e entregamos para a justiça fazer jus”.
Ainda na ocasião Ernesto falou sobre sua amizade com o cabo Junior da ROCAM e a parceria que deu certo. Revelou sua história de amizade com o Soldado Orlandy que vem desde a infância.
Uma das operações destaque que o Sargento esteve de frente, foi a dos dois assaltantes que invadiram uma casa na cidade de Toritama e fizeram oito pessoas reféns. Ele parabenizou o Soldado da ROCAM, o De Carvalho, que foi um dos primeiro a chegar no local. “Procurei saber seus nomes para que pudéssemos ter uma melhor negociação. Fiz tudo o que eles pediram e garantimos a vida dos dois marginais e a dos reféns”.
O momento mais tocante da entrevista foi ao tocarmos nos nomes do saudoso senhor Sebastião Ernesto da Silva e da saudosa Elizabete da Silva, pais do nosso Sargento, que chegou a se emocionar ao falar sobre o assunto. “Eu sempre me espelhei neles, por que somos nove irmãos e meu pai era pintor de paredes e minha mãe era zeladora do Colégio, mas sempre nos orientavam sobre a importância da vida, saber entrar e sair nos lugares. Somos de pessoas humildes, mas temos irmãos com grau superior, onde mesmo nossos pais sem ter condições financeiras, nos ensinaram que a vida é boa demais para viver respeitando a todos”.
Perguntado se ele considera que foi um filho bom para seus pais, respondeu que sempre procurou respeita-los, por que sempre foi bem tratado por eles, por isso que ele e seus irmãos não foram pessoas problemáticas.
Ddesviamos o assunto perguntando sobre corrupção, onde o Sargento ainda emocionado concluiu a entrevista dizendo que a corrupção é a desgraça do país.

Do: Jornal Agreste Notícia