quinta-feira, 10 de março de 2011

11ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana deve movimentar R$ 11 milhões

Betto Aragão entrevista o gestor Mário César


A 11ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana vai acontecer na próxima semana no Shopping Difusora em Caruaru e, de acordo com os organizadores do evento, as negociações devem movimentar R$ 11 milhões.
O Gestor de Projetos de Confecção do SEBRAE, Mário César, fala sobre a Rodada e a expectativa esperada para esta edição. Confira a entrevista!

Qual a importância de um evento como este para o APL de Confecções do Agreste?


Mário César -
O APL de Confecções tem diversas formas de confecções para os diversos tipos de empresa. Você tem os centros de compras como o Moda Center, o Parque de Feiras e o Polo Comercial. A gente identificou que havia necessidade de colocar nossos produtos de qualidade produzidos na nossa região em outros estados para passarmos a ter uma comercialização ativa e não passiva, ou seja, não ficar esperando que o comprador venha comprar o nosso produto, é preciso ir até ao cliente. Como uma das formas de termos essa negociação ativa, resolvemos montar a estrutura aqui em Caruaru para trazer esses lojistas de todo país, essa é a grande importância que a gente dá para a Rodada de Negócios.


Qual a participação do SEBRAE em relação a capacitação das empresas do Polo?


Mário César - O SEBRAE vem fazendo um trabalho junto às empresas a mais de oito anos. O projeto de confecções em especial, tem trabalhado na formação das empresas com relação a desenvolvimento de produtos, qualificação da mão de obra, através de cursos, treinamentos, consultorias de produção e comercialização, cursos de técnicas de negociação, enfim, uma série de outros cursos. Tem cabido ao SEBRAE, nessa parceria de todos os envolvidos no APL, especializar e qualificar o empresário para gerir o negócio de forma ativa e proativa, sempre trabalhando para o crescimento da empresa.


O volume de negócios vem crescendo consideravelmente de uma edição a outra. Como o SEBRAE percebe a importância da Rodada para as empresas, para o SEBRAE e, sobretudo para a economia local?


Mário César - Para as empresas é renda, lucro. Para a economia local é o desenvolvimento da nossa região. Pois quando a empresa vende, angaria lucro e estes recursos ficam na região. Isso se reverte para em habitação, melhores salários, aumento do consumo. São recursos que são distribuídos entre empresários e colaboradores. Este desenvolvimento é visível pela especulação imobiliária que vemos todos os dias nos jornais. Para o SEBRAE é importante porque o dever do SEBRAE é justamente fomentar o desenvolvimento da micro e pequena empresa. Temos tido conhecimento que através da rodada de negócios que empresas começaram pequenas e estão se estruturando e galgando novos mercados. O mercado nacional está muito aquecido, mas nós temos uma expectativa que em breve nós estaremos retomando a qualificação do empresário para a exportação.


Qual a expectativa para esta Rodada?

Mário César - A expectativa para essa rodada é de R$ 11 milhões de reais. Espero mais uma vez, superarmos esta meta.


Qual o critério que define a escolha dos clientes e qual seu perfil?

Mário César - Lojistas de pequenas redes, que tenham de 3 a 15 lojas em todo país. Eles são convidados e visitados pelo pessoal da J&B Consultores divulgando a Rodada de Negócios. Nós fazemos prospecções em loco demonstrando a qualidade do produto que é negociado na Rodada de Negócios.

E as empresas participantes também passam por um critério. Para garantir que este cliente que ele vai comprar um produto confiável, que a indústria vai ter condições de entregar o produto que ele comprar?

Mário César - Sim, as empresas que participam da Rodada têm de estar devidamente estruturada. Porque uma empresa que não tiver estruturada pode fechar negócio e não cumprir e prejudicar o evento e outras empresas participantes da rodada. É importante que a empresa tenha capacidade de fazer o atendimento de tudo o que negociou dentro dos prazos. Nós fazemos uma análise de crédito com as empresas participantes, mas é importante que a própria empresa faça sua análise de crédito. A Rodada é apenas uma facilitadora e não uma garantidora da idoneidade de cada empresa.


Há um aumento na estrutura do evento de uma rodada para outra. A que se deve este aumento?


Mário César -
Desde a primeira edição, nenhuma delas foi igual a anterior. Mas, da quarta edição para cá, nós temos melhorado consideravelmente os serviços tanto para o comprador como para o lojista. Desenvolvemos a geração de pedidos eletrônica para agilizar a forma de negociação. Isso facilita e agiliza o negócio. Tem cliente que repete o mesmo pedido para várias lojas, e isso melhorou bastante.

Por Betto Aragão - Blog CDL-SCC