segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

1ª Trabalho motivacional através da Ferramenta AudioDescrição no Interior do Estado de Pernambuco


A Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional (ADVAMPE) realizou dia 28 de Janeiro a prestação de contas aos seus sócios e promoveu, em parceria com a DAC Consultoria, uma palestra motivacional, através de um recurso tecnológico denominado audiodescrição. O trabalho foi coordenado pelo professor David Melo. O defensor público Agnaldo de Barros, a diretora do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAP), Lenice Couto, o presidente da ADVAMPE, Juca Viana, os radialistas Valdir Marino, Luciano André e Eduardo Peixoto, das rádios Sete Colinas, Marano e Jornal, respectivamente, estiveram presentes no evento, que reuniu cerca de 40 pessoas com deficiência visual.

O vice-presidente da ADVAMPE, Antonio Roberto Vilaça, falou que a palestra é um incentivo para a continuidade do trabalho da associação. “A importância dessa palestra foi levantar nossa autoestima. Depois desse momento com David Melo, vamos ficar mais motivados, com coragem para continuar nosso trabalho”, reconheceu.

Para Lenice Couto, que também é deficiente visual, o palestrante falou o que qualquer ser humano precisa ouvir, independentemente da deficiência. “Ele trouxe para nós a questão de se descobrir enquanto pessoa, mas, acima de tudo, dos voos que todas as pessoas precisam dar e correr atrás desses sonhos. Foi valioso o trabalho e resgatou um momento de motivação que a gente percebe claramente nas reflexões que foram feitas após a sua palestra”, concluiu a diretora.

Segundo o palestrante, o trabalho voluntário que prestou à ADVAMPE foi muito gratificante. “Faço o trabalho com prazer, porque gosto de fazê-lo. Foi um desafio para mim, pois nunca havia feito uma palestra para esse público, mas me preparei e consegui passar a mensagem. Atendi o convite do presidente da Associação, Juca Viana, e de Lenice Couto, diretora do CAP Garanhuns. Segundo Viana, inclusive, este foi o primeiro trabalho motivacional feito no interior do estado de Pernambuco para deficientes visuais. A DAC Consultoria tem sempre contribuído com o social em geral e acredito que todos os participantes assimilaram tudo o que foi dito por mim. A nossa metodologia foi através da audiodescrição, onde falamos de muitas imagens, o que é a imagem apresentada, o seu significado e a importância de cada uma na vidas deles no dia-a-dia. Foi positiva a palestra e eles saíram daqui diferentes de como entraram, com muito otimismo, coragem e determinação para enfrentar o ano de 2011”, avaliou David Melo.

A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais. O recurso consiste na tradução de imagens em palavras. É, portanto, também definido como um modo de tradução audiovisual intersemiótico, no qual o signo visual é transposto para o signo verbal. Essa transposição se caracteriza pela descrição objetiva de imagens que, paralelamente e em conjunto com as falas originais, permite a compreensão integral da narrativa audiovisual. Como o próprio nome diz, um conteúdo audiovisual é formado pelo som e pela imagem, que se completam. A audiodescrição vem então preencher uma lacuna para o público deficiente visual.