sábado, 4 de dezembro de 2010

Mercado de Petróleo e Gás abre portas para jovens empreendedores




O Brasil passa por um momento de prosperidade de empregos devido a diversos investimentos na área petrolífera como, por exemplo, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a exploração do pré-sal. A classe C ganha força no cenário econômico do país, pois as oportunidades para o mercado estão cada vez mais em alta e os cursos de capacitação abrem portas para os profissionais que desejam atuar nessa área. A perspectiva da maior empresa brasileira, Petrobrás, é a criação de mais de um milhão de postos de trabalho até 2013 em toda a cadeia. As vagas abertas incluem obras de infraestrutura para construção de refinarias e plataformas até aquisição de equipamentos e os serviços de transporte e distribuição.
As oportunidades no ramo, porém, não ficam apenas com as vagas de empregos nas grandes empresas, mas também para os empreendedores que sabem aproveitar o nicho e enxergam nele um novo campo de investimento. A instituição profissionalizante Petrocenter, por exemplo, surgiu há cerca de três anos no Rio de Janeiro e hoje já está na realidade das franquias. Agora a empresa já conta com cinco unidades na cidade maravilhosa, uma em Niterói e também em São Paulo. Seu idealizador, o economista Samuel Pinheiro realizou um estudo aprofundado do mercado de petróleo e gás, em que identificou deficiências, como a falta de mão de obra e lugares que ofereçam esta qualificação com qualidade e excelência. Com isso, resolveu investir neste setor e desempenhar um papel importante ao gerar oportunidades de emprego e inserção social.
Hoje diretor da instituição, Samuel Pinheiro, afirma que é nesta área que estão as profissões do futuro. “A população, principalmente de classe baixa, ganha oportunidade de entrar para o mercado e aumentar vertiginosamente sua renda salarial. Este setor promove a inserção social e o desenvolvimento econômico do país, com certeza é a oportunidade da população de baixa renda melhorar de vida”, explica. A Petrocenter já qualificou mais de 500 profissionais nas áreas naval off-shore, petróleo e gás natural. Além disso, a empresa investe em inovações constantes, como as aulas bilíngues, online e o laboratório didático exclusivo da instituição.
Desde setembro de 2009, a Petrocenter trabalha em parceria com a Spemsa, uma companhia americana renomada em ensino à distância. O objetivo é melhorar os recursos da escola e oferecer aos alunos mais comodidade e facilidade na aprendizagem, por meio implantação da plataforma LearnCenter, que é referência e líder no mercado nos Estados Unidos. A primeira experiência da empresa com as aulas 100% virtuais foi com o QSMS, que tem como objetivo fornecer ao aluno conceitos básicos de qualidade, segurança do trabalho, proteção ao meio ambiente e saúde. A metodologia do ensino é fundamentada em aulas online com exercícios, testes, materiais complementares, atividades colaborativas e apoio constante de um tutor especialista no assunto, além disso, as apostilas do curso e materiais complementares são disponibilizados na Biblioteca online para enriquecer o aprendizado e ainda há Fórum de discussão que serve para o aluno interagir, trocar conhecimentos e tirar dúvidas com tutor e outros alunos.
A Petrocenter também está construindo um laboratório didático, um investimento de cerca de 200 mil reais. “Estamos investindo em inovações tecnológicas, minha busca por inovação é insaciável, sempre tenho em mente ser pioneiro no nosso ramo. Os nossos laboratórios contêm os mesmos equipamentos utilizados na indústria, porém em menor escala, assim simulamos a realidade em sala de aula”, afirma Samuel. Os alunos poderão aproveitar o contato direto nas áreas de soldagem industrial, metrologia, geologia, química do petróleo, corrosão e pintura industrial, pneumática, hidráulica e informatização de processos. Em Agosto, a Petrocenter começou as aulas bilíngues, ou seja, além de curso de capacitação, os alunos aprenderão os termos básicos em inglês.