segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como trocar de área e atrair novos clientes?


A mudança de área é certamente possível. Nesse caso, a mudança é bem próxima, assim não vejo grandes dificuldades com relação a mudar. As questões mais relevantes, na minha opinião, são outras. Primeiro, a necessidade. Qual é a necessidade ou o problema que existe na nova área e que você poderá resolver para os futuros clientes? Segundo, o seu diferencial. O que você pode oferecer de diferente para criar uma solução nova, melhor do que as já existentes?
Se você pode responder essas duas questões com clareza e objetividade, vale a pena seguir em frente. Mas, se tem uma dificuldade muito grande para tanto, talvez seja prudente pensar com mais calma.
O próximo passo é botar a sua visão à prova do mundo real. Muitas vezes, as coisas dentro da nossa cabeça fazem todo o sentido do mundo, mas, quando expostas ao que acontece no dia a dia lá fora, elas se perdem com alguns pequenos detalhes que não fomos capazes de imaginar. Por isso é fundamental testar a ideia com pessoas que possam contribuir.
Não é preciso ter medo que alguém roube a ideia ou algo parecido – é muito mais importante testar o conceito do que conseguir escondê-lo de todo mundo. Para isso, não vale conversar com amigos e parentes. Os mais próximos não podem ajudar nessa hora. O importante é conversar com possíveis futuros clientes. São eles que podem confirmar se a sua percepção sobre o problema está correta e se a sua solução faz mesmo sentido para eles. Aqui acontece um bom teste para o empreendedor: ele tem que se virar para conseguir encontrar essas pessoas e convencê-las a conversar sobre a sua visão.
Com o que você conseguir captar de informações dessas conversas você poderá polir a sua visão e deixá-la mais adequada à necessidade dos clientes. O esforço a seguir é viabilizar a execução, mas, com uma visão clara e alinhada à necessidade real de clientes reais, o projeto estará muito bem encaminhado.

*Por: Daniel Heise - empreendedor em série e sócio-fundador do Grupo Direct