segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nestlé investe US$ 950 milhões em projetos de café


A Nestlé lançou nesta sexta-feira (27/08), na cidade do México, o Nescafé Plan, que visa manter num mesmo segmento todos os compromissos da empresa com relação ao cultivo, produção e consumo de café. O Nescafé Plan contém um conjunto de objetivos que a ajudarão a melhorar ainda mais sua cadeia de fornecimento de café.
A empresa tem planos de investir US$ 950 milhões em projetos de café até 2020, sendo 75% deste valor a serem aplicados no Nescafé Plan e 15% na linha Nespresso. Nos próximos cinco anos, a Nestlé duplicará a quantidade de café comprado diretamente dos agricultores e de suas associações, que poderá chegar a 180 mil toneladas de grãos por ano, adquiridos de cerca de 1,7 mil produtores.
Até 2015 todo o café verde adquirido diretamente deverá satisfazer os padrões de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos da 4C Association. Além disso, 90 mil toneladas de café Nescafé deverão ter sua origem certificada de acordo com os princípios da Rainforest Alliance e da Sustainable Agriculture Network (SAN) até 2020.
Em linha com o Nescafé Plan, a Nestlé distribuirá 200 milhões de mudas de café de alta produtividade e resistentes a pragas aos agricultores até esse ano. Isso os ajudará a renovar suas plantações, multiplicando, assim, a produção na área já existente e aumentando sua renda.
Por meio de parcerias com instituições públicas e privadas em inúmeros países, inclusive no México, Tailândia, Filipinas e Indonésia, a Nestlé já distribuiu mais de 16 milhões de mudas de café nos últimos dez anos. A empresa também está expandindo os programas de assistência técnica, nos quais seus agrônomos prestam assessoria sobre práticas de cultivo e pós-colheita a mais de 10 mil produtores de café por ano.
O Nescafé Plan vem complementar o Cocoa Plan, lançado em outubro de 2009, um investimento de 110 milhões de francos suíços para melhorar a qualidade do cacau, que inclui a distribuição de 12 milhões de mudas de cacau de alta produtividade e resistentes a pragas até 2020.
“Estamos orgulhosos do Nescafé, a marca líder em todo o mundo, emprestar seu nome a esta iniciativa global que cria valor ao longo de toda a cadeia de fornecimento de café, desde os produtores até os consumidores e até nós. A criação de valor compartilhado é parte integrante de nossa estratégia de negócio. Para uma empresa ter sucesso no longo prazo, precisa criar valores simultaneamente para seus acionistas e para as comunidades em que opera”,diz Paul Bulcke, CEO da Nestlé.
Luciana Franco