terça-feira, 10 de agosto de 2010

Empresas da cadeia de petróleo e gás ganham espaço no exterior

Primeira turma do Prointer P&G recebe certificados e já amplia rede de contatos e negócios com parceiros no mercado internacional
Depois de um ano de trabalho duro, em investiram na preparação para ganhar novos mercados, as primeiras 34 empresas integrantes do Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia – ProInter P & G, receberam seu certificado na última quinta-feira (5) em uma cerimônia na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Mais que um reconhecimento do trabalho, a certificação habilita essas empresas a participar de todas as missões comerciais do programa. Mesmo durante a fase de preparação, que incluiu diversos módulos, como criação de plano de negócios, promoção comercial, qualificação e participação em missões empresariais, vários negócios foram fechados. Das empresas do grupo, 19 já abriram espaço no mercado internacional e triplicaram seu volume de faturamento, para US$ 9 milhões. Outro fator positivo foi a formação de cinco joint ventures, no valor de 15 milhões de euros. Para a Edcontrol – Serviços de Petróleo e Manutenção de Equipamentos, de Macaé, na Bacia de Campos, a mudança foi significativa. “Naquilo que a empresa tentava fazer por instinto, o ProInter representou método, conhecimento e mensuração de resultados. Aprendemos até a cultura dos países com os quais queremos negociar. Hoje, já estamos costurando acordos de cooperação com várias empresas estrangeiras”, avalia o assessor operacional, Amílton José Sales. Inovação “Os que não investirem em inovação terão muita dificuldade para aproveitar as oportunidades no Brasil, que estão em um patamar cada vez mais aquecido. Por isso, estamos trabalhando para multiplicar as chances para as nossas empresas”, definiu o diretor da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Clayton Campanhola, do governo federal. “A cadeia produtiva é competitiva, mas temos apresentado inovações constantes. Os empresários estão mesmo de parabéns. A disseminação da cultura de internacionalização amplia o horizonte das micro e pequenas empresas, que muitas vezes acham que não tem porte para atuar no exterior. O tamanho de uma empresa pode ser definido pelo tamanho da sua ambição responsável”, valorizou o diretor superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Sergio Malta. Concebido pelo Sebrae no Rio de Janeiro, o ProInter tem entre os seus parceiros a Petrobras, Agência Brasileira de Promoção à Exportação e Investimentos (Apex), além de diversas instituições estrangeiras. As ações estão alinhadas com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. A capacitação da próxima turma começa em 18 de agosto. Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail: prointer@prointer-pg.com.br. A metodologia, que pode ser aplicada a qualquer segmento, também já foi adotada pelas unidades estaduais do Sebrae.
Agência Sebrae