Quem quer começar um negócio no setor de beleza conta com uma vantagem: o capital inicial exigido é relativamente baixo. No caso de cosméticos orgânicos, o maior investimento a ser feito é na certificação. Um selo de orgânico com reconhecimento internacional ajuda a abrir portas de mercados estrangeiros, redes de varejo e a atrair consumidores com o apelo de qualidade controlada. Pequena fabricante de Botucatu, no interior paulista, a Magia dos Aromas, mesmo sem gastar em publicidade, consegue distribuir seus cosméticos certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD) em 37 pontos no país. As vendas são feitas direto com os representantes e por meio do site. “O selo do IBD cria um diferencial e é um grande apelo para os produtos. Lançamos nossa primeira linha em 2006 e mantemos um crescimento de 15% a cada 12 meses”, afirma Marcos Caram, 49 anos, dono da Magia dos Aromas. A empresa fabrica hidratantes, cremes, loções e sabonetes à base de óleos de plantas amazônicas. São 2 mil unidades por mês e um faturamento de R$ 110 mil ao ano. A receita é enxuta, porém segura: “Quem procura cosméticos certificados é fiel ao conceito e compra com regularidade”, diz Caram.