
PORTLAND, PRNewswire -- A FLIR Systems, Inc. (Nasdaq: FLIR) divulgou hoje sequências eletro-ópticas/de infravermelho dos recentes desastres ecológicos, inclusive do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, e do vazamento de óleo no Golfo do México.
As imagens foram gravadas pelo Star SAFIRE(R) HD, parte do Pilatus PC-12, produto da companhia. O Star SAFIRE HD é o primeiro e único sistema de vigilância eletro-ótico/infravermelho do mundo, totalmente digital e totalmente de alta definição. O sistema serve como os olhos para as aeronaves em missões de reconhecimento, busca e resgate, missões das forças de cumprimento de leis, e proteção ambiental para governos, comunidades de defesa e militares em todo o mundo. Foi projetado para gravar imagens de alta qualidade, de dia ou de noite, em alguns dos ambientes mais inóspitos do mundo. "Esta sequência demonstra a capacidade da FLIR de ajudar em várias missões, permitindo que os primeiros a chegar nos locais possam ter olhos para ver o que se passa no meio do desastre", disse William A. Sundermeier, presidente da FLIR Government Systems. "As mesmas tecnologias que estão atualmente protegendo os nossos soldados no Iraque e no Afeganistão estão sendo eficazes também nesses desastres mundiais, ampliando o nosso entendimento e reduzindo o tempo de reação nas circunstâncias mais imprevisíveis". "Apesar de estes sistemas fornecerem imagens coloridas extraordinárias à luz do dia, os resgates e as respostas a crises na vida real geralmente ocorrem à noite ou em condições climáticas adversas", continuou Sundermeier. "Levamos isso em consideração quando criamos a nossa tecnologia para garantir imagens nítidas e claras à noite, quando os sistemas eletro-ópticos e de infravermelho são mais decisivos".
A sequência gravada na Costa do Golfo foi utilizada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos para avaliar com mais precisão a seriedade do vazamento. A FLIR começou a colaborar com a Guarda Costeira em 1984, e seus sistemas estão hoje em aeronaves, embarcações e helicópteros da Guarda Costeira dos Estados Unidos e são amplamente utilizados pelo Departamento de Segurança Nacional e outras agências em todo o mundo.