terça-feira, 18 de maio de 2010

GSMA saúda a publicação dos resultados do INTERPHONE‏





LONDRES, PRNewswire -- A GMSA saúda a publicação, pelo grupo de estudos INTERPHONE, dos resultados das análises combinadas para glioma e meningioma No Jornal Internacional de Epidemiologia. No press release anunciando o documento, o Doutor Christopher Wild, diretor da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC) disse: "Um risco elevado para o câncer de cérebro não foi constatado pelos dados do INTERPHONE. Entretanto, observações no nível mais alto do tempo cumulativo de ligação e a mudança do modelo de utilização de telefones móveis, desde o período estudado pelo Interphone, particularmente entre pessoas jovens, significam que investigações posteriores do uso de telefones móveis e o risco de câncer no cérebro têm mérito". Esta publicação apresenta resultados das análises combinadas de dados nacionais coletados como parte do projeto INTERPHONE em 13 países, coordenado pelo (IARC). Como estas doenças são raras, é necessário um grande número de sujeitos para acuidade.

O Doutor Jack Rowley, diretor de pesquisa e sustentabilidade da GSMA disse: "A conclusão generalizada de risco não elevado está de acordo com o grande corpo de pesquisas existentes e muitas avaliações de especialistas, que consistentemente concluem que não há risco de saúde estabelecido por sinais de rádio que estão de acordo com as recomendações internacionais de segurança. Os resultados apresentados hoje sublinham a importância da utilização de integral e completa da análise de dados e antes de chegar a conclusões". A indústria de telefonia móvel leva todas as questões referentes à segurança dos telefones móveis a sério e a GSMA tem um forte compromisso com apoio à pesquisa científica em curso (http://www.gsmworld.com/health). Este projeto em particular está sendo financiado pela indústria de telefonia móvel juntamente com governos e agências nacionais de saúde de modo a assegurar a completa independência científica do trabalho desenvolvido.

O Doutor Jack Rowley adicionou: "Os pesquisadores avisam que não deverá haver foco nos valores extremos e que a interpretação deverá ser baseada no balanço geral das evidências. É também importante notar que as recomendações internacionais de segurança para telefones móveis foram revistas e confirmadas em setembro de 2009 como proteção para todas as pessoas contra riscos de saúde estabelecidos". A título de informação, tumores do sistema nervoso são raros e somam menos de 2% de todas as malignidades (cerca de 175.000 casos por ano em todo o mundo). Gliomas são um tipo de tumor cerebral originado nas células do cérebro. Meningiomas originam-se de células que formam a camada que cobre o entorno do cérebro. A incidência de cânceres do cérebro ou do sistema nervoso central no Reino Unido é de cerca de 7 a cada 100.000 pessoas. Temos um porta-voz disponível para comentários e as imagens podem ser acessadas no endereço http://www.mobileworldlive.com/tv.asp?id=239


FONTE GSMA