sexta-feira, 28 de maio de 2010

Empresas precisam se preparar desde já para a Copa 2014, afirmam especialistas


A Copa do Mundo, que será disputada no Brasil em 2014, representa uma chance importante para promover o desenvolvimento econômico mesmo depois da competição, mas os empresários precisam se preparar com antecedência se quiserem aproveitar as oportunidades geradas pelo evento. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (27) em um encontro promovido pelo Ministério do Turismo e Sebrae com representantes de segmentos empresariais. A reunião foi realizada no Salão do Turismo, em São Paulo. A idéia é promover troca constante de informação para maximizar as iniciativas, sem deixar, no entanto, de respeitar o espaço livre de atuação de cada um no atendimento dos interesses setoriais. A atuação conjunta com as entidades é valorizada por permitir a descentralização e multiplicação do raio de ações. Se um grande evento representa uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento econômico, os participantes lembraram, durante o encontro, armadilhas como a que aconteceu nos Jogos Olímpicos na Grécia, quando houve um aumento abusivo dos preços, o que afastou os visitantes e prejudicou a imagem do país. A Alemanha, sede da Copa em 2006, aproveitou melhor o evento e aumentou o número de turistas nos dois anos seguintes como reflexo direto do evento. “Nosso propósito é estabelecer uma política pública e um programa pactuado de qualificação para o turismo. Construir um legado é o mais importante”, reforçou a diretora do departamento de qualificação, certificação e produção do Ministério do Turismo (MTur), Regina Cavalcante. “A Copa do Mundo é apenas um evento mobilizador e acelerador do desenvolvimento econômico. A agenda estratégica é mapear para identificar as oportunidades para as micro e pequenas empresas. O esforço pela competitividade empresarial representa um ganho a longo prazo”, reforçou o gestor nacional da carteira de turismo do Sebrae Nacional, Dival Schimidt. Participaram do encontro representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (Abottc)e Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta).

Da Agência Sebrae de Notícias