Dez conselhos para ser um empreendedor de sucesso
postado por Carlos Dias - 08/04/10 às 16:10
Denise: tudo no papel
Você está enfrentando quase todo dia os mesmos frustrantes problemas na sua empresa? Está trabalhando mais a cada dia que passa sem ver um aumento no seu balanço? Você olha para trás no fim da jornada de trabalho e chega à conclusão de que o dia não rendeu? O negócio dos seus sonhos está virando apenas um emprego que você odeia? Você até tem consciência dessas dificuldades, sabe o que fazer para superá-las, mas não vê por onde começar?
As perguntas acima são da empreendedora e consultora norte-americana Denise O’Berry. Segundo ela, é comum que donos de pequenas empresas travem sem saber o que fazer diante de obstáculos que barram o caminho em direção às suas metas. “Os donos de pequenas empresas são mestres em adiar as mudanças necessárias por achar que as coisas vão se ajeitar”, diz ela. Mas não. “As coisas não vão melhorar até você fazer um esforço concentrado para que elas mudem.” Para ajudar o empreendedor a organizar as ideias no início de um negócio e buscar o sucesso, ela dá dez conselhos – independentemente de sua empresa ter 1, 10 ou 100 funcionários.
Em seu blog, constituído por dicas para quem pretende abrir (ou já tem) um pequena empresa, ela destaca a sua própria receita, intitulada Success Strategies Guide – 10 Keys to Success for Small Business Owners (ou, numa tradução livre, “Guia de Estratégias para o Sucesso – Dez Dicas para o Sucesso de Donos de Pequenas Empresas”). O Empreendedores resumiu e adaptou o guia para você.
1 – Defina o seu futuro
Onde você quer chegar com sua empresa? Parece fácil a resposta, mas Denise diz que é preciso ser específico. Quanto você quer estar faturando daqui a cinco anos? Quantas filiais vai ter? Quantos funcionários? Vai atuar ampliar mercado só na mesma cidade? Em outras? Quantas? Qual será a estrutura da sua empresa? Quantos funcionários terá? Quantas máquinas vai comprar? Se para você definir isso é muito difícil, até impossível, veja o que diz Denise: “Se você não é capaz de colocar no papel em palavras onde quer chegar, como espera conseguir chegar lá?”
2 – Documente os seus processos
É preciso colocar no papel o passo-a-passo de produção da sua empresa, seja indústria, comércio ou serviços. As etapas de trabalho têm de estar bem definidas, como quem faz o que para quem, quando, em quanto tem e com quais recursos. “É impossível administrar um negócio que está todo na sua cabeça”, adverte Denise. “À medida que seu negócio for se transformando e crescendo, fica mais difícil – e angustiante – desempenhar as tarefas”, afirma.
3 – Processos versus Pessoas
Faça com que sua empresa seja dependente dos processos, não das pessoas que nela trabalham. Funcionários entram, funcionários saem e a empresa precisa continuar funcionando do mesmo jeito. Para isso, é preciso cumprir o item anterior e ensinar as pessoas a cumpri-los. Assim, você ficará menos vulnerável à saída de um excelente colaborador que trabalhava muito bem, só que do jeito dele. Se ele sai, aquela forma de trabalhar vai embora com ele.
4 – Defina papeis
Quem faz o quê? Quando? Como? Da recepcionista à faxineira, diz Denise, todos têm um papel, e isso é mais complexo do que uma lista de tarefas. Mais do que atender um telefone, uma recepcionista pode, por exemplo, ter o papel de encaminhar o cliente à pessoa certa, de acalmar um cliente insatisfeito ou de dar soluções. Se ela não souber qual é o papel dela, não vai saber quando agir e vai sempre passar a tarefa para outra pessoa (que ela nem pode saber quem é se os papeis não estiverem claros).
5 – Meça o seu sucesso
Denise diz para não se basear apenas em cifras, como faturamento. Ela recomenda a escolha de dois a três crítérios, como número de defeitos por peça fabricada ou de reclamações de clientes, ou ainda de pessoas que entram no seu comércio em relação às que fazem uma compra. Ao medir essas variações em critérios diferentes, pode-se saber se os processos e procedimentos estão dando certo ou não. Mas quem tem de definir essas métricas é você.
6 – Gerencie abertamente
Seus processos podem não dar certo se seus colaboradores não entenderem como cada ação ou pessoa se encaixa dentro do sistema que você planejou nos itens anteriores deste guia. Deixe que seus funcionários conheçam seus objetivos e sonhos. Periodicamente, informe como as coisas vão indo. Envolva-os na criação do sucesso de sua empresa.
7 – Melhore continuamente
As melhores empresas estão sempre aperfeiçoando o jeito de fazer as coisas. Não é por que você sempre fez algo do mesmo jeito que aquela é a melhor forma de fazê-lo. Faça avaliações periódicas dos seus sistemas, processos e procedimentos. Identifique as áreas sujeitas a melhoria, crie planos de ação e – acima de tudo – cumpra-os.
8 – Comunicação aberta
“Comunique, comunique, comunique”, diz Denise. “Quando você achar que já comunicou o bastante, comece de novo.” Segundo ela, é preciso criar canais para informar seus funcionários. Dependendo do tamanho da empresa, pode ser com breves reuniões, murais ou newsletters. Mas ouça mais do que fale. Afinal, seus funcionários estão lá com a mão na massa do dia a dia. Ajude-os a ajudá-lo.
9 – Defina caminhos e objetivos
Objetivos são o mapa do sucesso. Mas eles têm de ser viáveis. Crie também um plano de ação e cumpra-o. Esses objetivos, diz Denise, devem ser: específicos, mensuráveis, viáveis, importantes e fáceis de acompanhar.
10 – Valorize seus clientes
Nunca se esqueça de que os clientes é o sangue dos seus negócios. Sem eles, não existe negócio. Por isso, eduque seus funcionários sobre o valor inestimável dos consumidores. Crie também um processo para gerenciar as relações com os clientes. Faça pesquisas de satisfação. E, acima de tudo, escute o que eles têm a dizer.
Por Carlos Dias