sábado, 17 de abril de 2010

História cinquentenária de Brasília










A cidade de Brasília que hoje tem dois milhões e meio de habitantes, é conhecida mundialmente por ter aplicado os princípios estabelecidos pela carta de Atenas de 1933 e ter concretizado o pensamento urbanístico dos anos 50. Sua construção começou em 1956, sendo Lucio costa seu urbanista e Oscar Niemeyer o principal arquiteto. Três anos e dez meses mais tarde, em 21 de abril de 1960, se transformou oficialmente na capital brasileira.
Brasília foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 1987, sendo a única cidade construída no século XX que recebeu esta honra.
A Mudança da capital para o interior
Brasília foi construída com a finalidade de ser a nova capital do país, com a idéia de transferir a capital federal localizada na costa, para o interior, ajudando desta forma a povoar aquela zona do país, vieram pessoas de todo o país, especialmente do nordeste brasileiro.A idéia de mudar a capital do Brasil para o interior do Brasil já existia desde a época colonial. Em 1700, a corte portuguesa enfrentava diversos problemas que motivaram ainda mais em planejar a mudança da capital: os constantes ataques piratas, o contrabando, ataques de outros países europeus com a intenção de ocupar o território e o clima que favorecia a aparição de epidemias.
Em 1791, o primeiro ministro de Portugal, o Marques de Pombal, também defendeu esta idéia, acrescentando aos argumentos já anteriormente ditos que em sua percepção a população brasileira ficava de costas para o interior do Brasil, como se sentisse uma certa nostalgia ao continente europeu.
Dia 21 de Abril de 2010, a Brasília de Lula e de novas tecnologias comemora seu cinquentenário.