Na aula de estratégia, vimos como é complicado ter somente um fornecedor ou cliente. Como o produto principal da Ice House é o sorvete de uma única marca, eu corria o risco de o meu fornecedor diminuir a qualidade do produto ou impor um valor mínimo para a compra, atitudes que poderiam atrapalhar o bom desempenho do negócio. Com base nessas informações, agregamos na loja mais dois produtos principais: açaí na tigela e sorvete expresso.
A meta é firmar parcerias e, junto com a associação de comércio do bairro, promover algum tipo de evento para atrair mais clientes. Na aula de operações e processos vi como é importante montar um “manual de instruções” dos produtos servidos. Já estou fazendo um catálogo com todas as informações, fotos de montagem e processamento do sorvete e tigelas de açaí, para que fique o mais padronizado possível. É claro que os “segredinhos” de produção somente eu conheço.
Também vi que é preciso observar todos os detalhes da empresa e, para isso, usamos o fluxograma, que nada mais é do que detalhar todo o processo desde o pedido até a entrega do produto. Assim, se mudanças forem necessárias, ficará mais fácil identificar o ponto que precisa ser melhorado. Depois de identificado, vamos fazer um plano de ação para levantar custos e quais recursos serão necessários. Logo em seguida, executar e treinar quem vai participar da ação, anotar resultados positivos e negativos, checar se o que foi planejado está sendo cumprido, comparar o antes e depois. O que deu certo, padronizaremos e colocaremos no papel todo o processo, para treinar a equipe e fazer uma lista periódica de verificação.
“Não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras.” (Augusto Cury)