Novos formatos: o ovo Talento, da Garoto, é quadrado; Restrição alimentar: fabricantes, como a Nestlé, apostam em chocolates para quem faz alguma dieta, como este com zero açúcar e zero lactoseÉ difícil imaginar 1.700 toneladas de chocolate. Isso é só o que a fabricante de chocolate Cacau Show vai produzir para a Páscoa deste ano. A Lacta, da Kraftfoods, vai colocar no mercado mais de 20 milhões de ovos de chocolate. Além disso, a empresa, que possui 34,6% do mercado em valor de vendas na Páscoa, gerou mais de 7 mil empregos temporários, entre produção e vendas dos ovos. A Páscoa é um momento decisivo para as fabricantes de chocolate. A Kopenhagen, por exemplo, concentra 30% de seu faturamento anual só no mês de abril. A empresa, que espera faturar R$ 200 milhões em 2010, estima que o auge das vendas comece em 20 de março. Além da Cacau Show, Lacta e Kopenhagen, outras onze fabricantes de chocolate se reuniram nesta quarta-feira (24) no Salão de Páscoa 2010, realizado em São Paulo. No evento, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), as empresas anunciaram seus lançamentos e estratégias de vendas para o feriado. Novidades no mercado O tradicional ovo de chocolate, com todo o simbolismo da fertilidade e do nascimento característicos à Páscoa, cede espaço para novos formatos. Há formas de Bis (Lacta), do bombom Sonho de Valsa (Lacta), de Batom (Garoto) e de coração (paçoca Amor, da Arcor), que remetem a produtos das marcas. A Garoto, marca da fabricante Nestlé, foi mais longe e, além de ter um ovo em formato de bombom, tem um em formato de cacau e outros dois ovos da marca Talento em formato, sintam a contradição, quadrado.
Mercado infantil: ovo do Homem-Aranha, da Lacta, vem com uma caneca de presenteA pressão é forte em cima do carro-chefe de cada empresa. A Lacta confia que o Sonho de Valsa, que representou 11,7% dos ovos adultos vendidos em 2009, possa repetir neste ano o mesmo feito. A Hershey’s vem com uma política de preço baixo com seu ovo Hershey’s Kisses, cujo preço sugerido é cerca de R$ 9,90. A Kopenhagen foi além, e preparou um combinado de seus quatro principais produtos. O ovo 4 Clássicos traz Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Nhá Benta com um ovo dentro do outro. Os produtos voltados ao público infantil continuam, em sua maioria, baseados em parcerias com desenhos e animações de grandes estúdios. Destaque para a Arcor, que terá ovos temáticos da Turma da Mônica, Monstros S.A., Peter Pan, a Princesa e o Sapo e a banda Jonas Brothers; e para a Lacta, com temas do homem-aranha, da Era do Gelo 3, Ben 10, Hot Wheels e Barbie. Mercados em ascensão Um setor em ascensão é o de produtos voltados a pessoas com algum tipo de dieta. “Esses consumidores demandam e pedem que a empresa produza ovos para quem têm restrição alimentar”, diz Ricardo Bassani, gerente de marketing da Nestlé. Pensando nesse nicho de mercado, a Nestlé está com três ovos direcionados: o Nestlé Classic Diet, sem adição de açúcar; o Sollys, fabricado com soja; e o Nestlé Classic Zero, sem adição de açúcares, com 0% de lactose e 50% de cacau. Outra demanda em crescimento é por chocolates com mais teor de cacau, mais amargos e direcionados ao paladar de adultos. “À medida que o consumidor se familiariza com o cacau, ele procura chocolates com maior teor de cacau”, afirma Bassani, que acrescenta que o fenômeno ocorre no mundo todo, não apenas no Brasil. Oportunidade com franquias O mercado de chocolate movimentou, de dezembro de 2008 a novembro de 2009, R$ 3,43 bilhões, segundo a Nielsen. Só os ovos de Páscoa foram responsáveis por R$ 736 milhões – ambos os números são cerca de 8% maiores do que os do ano anterior. Aliando o crescimento do consumo de chocolate ao poder de compra da classe média, o Grupo CRM, dono da Kopenhagen, fundou no início de 2009 a rede de franquias Brasil Cacau, cujos produtos são direcionados à classe C. “O consumidor de classe média passou a exigir mais diversidade de produtos”, diz Adriane Ura, gerente de marketing da empresa. A Brasil Cacau oferece em suas lojas 120 itens diferentes, além dos chocolates temáticos da Páscoa. Atualmente com 58 unidades em funcionamento e 70 até o feriado de abril, a empresa estima chegar a 500 lojas até o final de 2011. A Kopenhagen também tem um cenário positivo pela frente . Atualmente com 260 lojas, espera abrir mais 33 unidades em 2010. A rede de franquias Cacau Show, focada na classe C, é outra que apresenta crescimento significativo. A produção anual de chocolate é de 10 mil toneladas e até a Páscoa a empresa espera ter 800 unidades abertas em todo o território nacional, o que significa cerca de 50 novas lojas .
Mercado infantil: ovo do Homem-Aranha, da Lacta, vem com uma caneca de presenteA pressão é forte em cima do carro-chefe de cada empresa. A Lacta confia que o Sonho de Valsa, que representou 11,7% dos ovos adultos vendidos em 2009, possa repetir neste ano o mesmo feito. A Hershey’s vem com uma política de preço baixo com seu ovo Hershey’s Kisses, cujo preço sugerido é cerca de R$ 9,90. A Kopenhagen foi além, e preparou um combinado de seus quatro principais produtos. O ovo 4 Clássicos traz Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Nhá Benta com um ovo dentro do outro. Os produtos voltados ao público infantil continuam, em sua maioria, baseados em parcerias com desenhos e animações de grandes estúdios. Destaque para a Arcor, que terá ovos temáticos da Turma da Mônica, Monstros S.A., Peter Pan, a Princesa e o Sapo e a banda Jonas Brothers; e para a Lacta, com temas do homem-aranha, da Era do Gelo 3, Ben 10, Hot Wheels e Barbie. Mercados em ascensão Um setor em ascensão é o de produtos voltados a pessoas com algum tipo de dieta. “Esses consumidores demandam e pedem que a empresa produza ovos para quem têm restrição alimentar”, diz Ricardo Bassani, gerente de marketing da Nestlé. Pensando nesse nicho de mercado, a Nestlé está com três ovos direcionados: o Nestlé Classic Diet, sem adição de açúcar; o Sollys, fabricado com soja; e o Nestlé Classic Zero, sem adição de açúcares, com 0% de lactose e 50% de cacau. Outra demanda em crescimento é por chocolates com mais teor de cacau, mais amargos e direcionados ao paladar de adultos. “À medida que o consumidor se familiariza com o cacau, ele procura chocolates com maior teor de cacau”, afirma Bassani, que acrescenta que o fenômeno ocorre no mundo todo, não apenas no Brasil. Oportunidade com franquias O mercado de chocolate movimentou, de dezembro de 2008 a novembro de 2009, R$ 3,43 bilhões, segundo a Nielsen. Só os ovos de Páscoa foram responsáveis por R$ 736 milhões – ambos os números são cerca de 8% maiores do que os do ano anterior. Aliando o crescimento do consumo de chocolate ao poder de compra da classe média, o Grupo CRM, dono da Kopenhagen, fundou no início de 2009 a rede de franquias Brasil Cacau, cujos produtos são direcionados à classe C. “O consumidor de classe média passou a exigir mais diversidade de produtos”, diz Adriane Ura, gerente de marketing da empresa. A Brasil Cacau oferece em suas lojas 120 itens diferentes, além dos chocolates temáticos da Páscoa. Atualmente com 58 unidades em funcionamento e 70 até o feriado de abril, a empresa estima chegar a 500 lojas até o final de 2011. A Kopenhagen também tem um cenário positivo pela frente . Atualmente com 260 lojas, espera abrir mais 33 unidades em 2010. A rede de franquias Cacau Show, focada na classe C, é outra que apresenta crescimento significativo. A produção anual de chocolate é de 10 mil toneladas e até a Páscoa a empresa espera ter 800 unidades abertas em todo o território nacional, o que significa cerca de 50 novas lojas .
Por Ricardo F. Santos