terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Eles também envelhecem



Cães e gatos idosos precisam de cuidados especiais ao chegar à terceira idade
Os animais de estimação são sempre fofos e lindos quando chegam pequeninos à casa de seus donos. O que pouca gente sabe é que também é preciso estar preparado para o dia em que esses animais envelhecerem. Ao menos que tenham algum problema sério de saúde durante a vida, ou que sejam vítimas de algum acidente, eles podem viver muitos anos. De acordo com a Associação Cinológica do Brasil, a longevidade dos cães varia conforme o porte da raça, mas a expectativa média de um cachorro de pequeno e médio porte é cerca de 12 anos e dos cães grandes ou gigantes um pouco mais curta. E o que fazer quando o companheiro de passeios e brincadeiras começa a ficar debilitado?
É claro que os cuidados recebidos pelos animais ao longo da vida contam muito para a saúde que eles terão quando idosos. Assim, cães e gatos que sempre tiveram uma alimentação balanceada e condizente com a raça, que fizeram exercícios físicos, tomaram todas as vacinas e foram corretamente tratados em casos de doenças, podem viver mais e melhor. Porém, isso não impede que os problemas típicos da "idade" como dentes enfraquecidos, deficiência cardíaca, artrites e artroses, apareçam. Segundo a médica veterinária Helen Romano, os problemas geriátricos variam de acordo com a raça, mas os mais comuns são os articulares e cardíacos.
"Nos gatos, há muito problema renal", alerta.
Um dos cuidados mais importantes a se tomar é com a nutrição. Além de um alimento mais tenro, de fácil mastigação, uma alimentação balanceada, condizente com o gasto energético do pet é indispensável para que o animal não ganhe peso. "Na velhice, os animais tendem a apresentar uma diminuição da massa muscular e muitas vezes tornam-se obesos, mostrando a necessidade de uma alimentação com uma quantidade adequada de proteínas de alta qualidade para minimizar as perdas das reservas de proteína do organismo", esclarece a veterinária Isabella Vincoletto. Em muitos casos é recomendável o uso de suplementos alimentares, que ajudam a repor substâncias essenciais para que os animais tenham uma melhor qualidade de vida.
"Hoje é possível encontrar bons produtos que garantem a reposição de vitaminas, ajudam a melhorar as articulações, a pele, e auxiliam no emagrecimento", explica Helen.
Por Maisa Infante