Como construir um negócio lucrativo
Vender. Lançar produtos. Conquistar mercado. Muitas vezes, os empreendedores concentram-se tanto nesses mantras que se esquecem do que realmente importa para o sucesso de um negócio: o lucro. Nas próximas páginas, buscamos desvendar os mistérios das finanças para ajudar você a ter uma empresa (mais) rentável
Por Carin Homonnay Petti
A gestão financeira é o ponto vulnerável dos empreendedores brasileiros. Por falta de planejamento inicial, desconhecimento da estrutura de custos, erros na elaboração de orçamento e problemas de capital de giro, a maior parte das empresas morre precocemente. O mais recente levantamento do Sebrae mostra que 62% delas não sobrevivem mais que cinco anos. É um dos piores índices do mundo. Carlos Alberto Ercolin, professor da Fundação Getulio Vargas, de São Paulo, investigou em sua dissertação de mestrado as razões da mortalidade e descobriu: ignorar o universo dos cálculos é fatal. De nada adianta traçar modernas estratégias comerciais e de marketing se as contas não estiverem em dia. “De tanto pensar nas vendas e nos produtos, os empresários tendem a deixar de lado a gestão financeira”, afirma o consultor Laecio Barreiros, da L&Barreiros Controladoria.
Vender. Lançar produtos. Conquistar mercado. Muitas vezes, os empreendedores concentram-se tanto nesses mantras que se esquecem do que realmente importa para o sucesso de um negócio: o lucro. Nas próximas páginas, buscamos desvendar os mistérios das finanças para ajudar você a ter uma empresa (mais) rentável
Por Carin Homonnay Petti
A gestão financeira é o ponto vulnerável dos empreendedores brasileiros. Por falta de planejamento inicial, desconhecimento da estrutura de custos, erros na elaboração de orçamento e problemas de capital de giro, a maior parte das empresas morre precocemente. O mais recente levantamento do Sebrae mostra que 62% delas não sobrevivem mais que cinco anos. É um dos piores índices do mundo. Carlos Alberto Ercolin, professor da Fundação Getulio Vargas, de São Paulo, investigou em sua dissertação de mestrado as razões da mortalidade e descobriu: ignorar o universo dos cálculos é fatal. De nada adianta traçar modernas estratégias comerciais e de marketing se as contas não estiverem em dia. “De tanto pensar nas vendas e nos produtos, os empresários tendem a deixar de lado a gestão financeira”, afirma o consultor Laecio Barreiros, da L&Barreiros Controladoria.