É isso mesmo, essa é a palavra: Angústia. Já estou na reta final. A obra já acabou (a parte de estrutura e acabamentos). Estamos agora na parte de instalações de equipamentos, seleção de pessoal, compra de produtos, etc.
Muitas coisas não dependem apenas de nós. Diversos fornecedores já entregaram os equipamentos, mas ainda faltam algumas vitrines e maquinários da produção. O tal fornecedor está aguardando a liberação do banco para autorizar a entrega. Tem que contatar o vendedor, depois é o pessoal do financeiro, depois a logística, enfim, os dias vão passando e você acaba ficando um pouco na mão deles.
O que não pode é parar. Há uma infinidade de coisas que podem andar independente de um ou de outro. Em paralelo, estou fazendo a seleção de pessoal. É uma experiência muito bacana.
Tem gente de todo tipo. Montamos um perfil para os funcionários – produção, balcão/atendimento e administrativo. Fiz um cadastro padrão e uma pequena provinha de conhecimentos gerais, matemática e uma redação “fale sobre seu passado e o que espera para o futuro”.É interessante como você consegue ter uma ideia do perfil com esse simples teste. Tudo bem que precisamos ter bom senso. Alguns padeiros, por exemplo, não conseguem terminar a ficha (rs). É a questão do equilíbrio.
A título de sugestão, tem um site muito legal do governo o Emprega São Paulo. Você cadastra a vaga, o perfil, as condições; em seguida você faz um filtro no próprio site e eles encaminham candidatos para avaliação. Gostei bastante. Vem gente de todo tipo, é verdade, por isso o rigor da seleção. A indicação ainda é o melhor caminho, mas dá pra encontrar gente boa no mercado.
Mas aprendi uma coisa nessa minha vida de varejo: é fundamental perder tempo na contratação, ou melhor, ganhar tempo. Demitir é caro, tanto financeira quanto operacionalmente. Desgasta o dono, o gerente, o cliente. Por isso, dependendo do nível, tenho procurado falar com até três pessoas por posição.
Tem muita gente boa e estou bastante satisfeito com o que está aparecendo e o ritmo do negócio. Sabemos que quando começar pra valer é que vamos saber quem é quem, mas já dá pra ter uma ideia.
Pessoal, obrigado pelo carinho dos comentários, as palavras de apoio, espero aos poucos ir respondendo cada uma das dúvidas e questões.
A título de sugestão, tem um site muito legal do governo o Emprega São Paulo. Você cadastra a vaga, o perfil, as condições; em seguida você faz um filtro no próprio site e eles encaminham candidatos para avaliação. Gostei bastante. Vem gente de todo tipo, é verdade, por isso o rigor da seleção. A indicação ainda é o melhor caminho, mas dá pra encontrar gente boa no mercado.
Mas aprendi uma coisa nessa minha vida de varejo: é fundamental perder tempo na contratação, ou melhor, ganhar tempo. Demitir é caro, tanto financeira quanto operacionalmente. Desgasta o dono, o gerente, o cliente. Por isso, dependendo do nível, tenho procurado falar com até três pessoas por posição.
Tem muita gente boa e estou bastante satisfeito com o que está aparecendo e o ritmo do negócio. Sabemos que quando começar pra valer é que vamos saber quem é quem, mas já dá pra ter uma ideia.
Pessoal, obrigado pelo carinho dos comentários, as palavras de apoio, espero aos poucos ir respondendo cada uma das dúvidas e questões.
Redação PEGN