Os segredos de quem soube a hora certa da virada e não se deixou dobrar pelos reveses do mercado.
Um aparelho de som gradiente, uma máquina de escrever Olivetti, calças jeans Fiorucci. Aposto que você tinha. Se não tinha, queria muito. Também já deve ter comprado, na lojinha de esquina, filmes Kodak para sua câmera durante as férias. E, provavelmente, sonhou com o dia em que teria uma Polaroid e voaria de Concorde. Se você tem mais de 30 anos, essas empresas já fizeram parte da sua vida e dos seus sonhos. Não fazem mais. O que aconteceu? Algumas simplesmente desapareceram, outras perderam a liderança e ficaram para trás. A razão é a mesma: não conseguiram mudar. “Quando você está preso à atitude que o ajudou a vencer, fica difícil até imaginar as profundas mudanças que talvez tenha de enfrentar”, escreve o jornalista americano Alan Deutschman no livro Mude ou Morra.Por Elisa Corrêa e Wilson Gotardello Filho