quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A dura realidade das pequenas empresas


.A dura realidade das pequenas empresas de Ruth King, Harbra, R$ 29,90, 192 págs.

>A GRANDE IDEIA: Não se assuste com o título. É um livro de final feliz — pelo menos para os leitores. A autora compilou 50 histórias de crise justamente para que os pequenos empresários não tenham de passar por elas. Há lições para tantas situações quantos as enfrentadas por quem começa um negócio.

>O CAPÍTULO IMPERDÍVEL: O livro contém histórias contadas em narrativas curtas. Todas trazem resumos das lições aprendidas e um providencial quadro de como aplicá-las em sua empresa. O leitor pode escolher a preferida. O capítulo cinco resume o conceito do livro. Lista sete mitos sobre o funcionamento das empresas e oferece dicas práticas para evitar ilusões, como acreditar que o produto se vende sozinho, ou que abrir um negócio é a maneira mais rápida de ficar rico.

>PASSE PRA FRENTE: Por pior que possa parecer o seu pesadelo empresarial, sempre há uma solução. Medo, desânimo, descrença e desequilíbrio emocional são os verdadeiros inimigos a serem enfrentados.

>PASSE BATIDO: O capítulo Estratégias Importantes de Sobrevivência, na linha da autoajuda, contém conselhos que ficam no senso comum, como aprender a lidar com as emoções, por exemplo.

>VEREDITO: 8 (nossa escala vai de 0 a 10. 0= Quem Comeu o Meu Queijo?; 10= Empresas Feitas para Vencer

Da redação