
A cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, conhecida pelos cassinos exuberantes e por uma noite incansável, rendeu-se na semana passada a um batalhão sedento por novidades tecnológicas. Mais de 110 mil pessoas visitaram a Consumer Electronics Show, maior feira de eletrônicos do mundo.
Nela, centenas de empresas demonstraram mais de 20 mil aparelhos, desde os mais avançados celulares, televisores e PCs até brinquedos, eletrodomésticos e carros. No burburinho dos corredores da CES, 2010 foi eleito o ano do cumprimento de diversas promessas do mercado de tecnologia que se arrastavam pela década de 2000. A principal delas é a chegada da terceira dimensão a produtos que podemos comprar. Durante anos, os fabricantes apresentaram protótipos de TVs e filmadoras. Pela primeira vez elas apareceram com data de lançamento e preço. E são muitas. Empresas como Toshiba, LG, Samsung, Sony e Panasonic mostraram TVs, tocadores de Blu-ray e até uma filmadora que combinam a terceira dimensão com as imagens de alta resolução de cinema, o Full HD. Fui conferir algumas das demonstrações, com desconfiança. Experiências anteriores me deixaram com uma bela dor de cabeça. Ao assistir às imagens por muito tempo, algumas pessoas sentiam enjoo. Mas isso parece ter mudado. A tecnologia evoluiu, e a sensação de ver uma animação, um filme ou um jogo de futebol é extasiante. Ainda que seja necessário usar os desconfortáveis e egoístas óculos 3-D.
Segundo os fabricantes, sem os óculos, ao menos a médio prazo, será impossível ver imagens tridimensionais.