Um faturamento de mais de R$ 100 milhões, presença em 31 cidades e cerca de mil empregados. Os números são de uma grande empresa, mas refletem a realidade de um conjunto de 21 lojas de material de construção de pequeno e médio porte de Minas Gerais. Em 2007, as empresas se uniram na Associação Sul Mineira de Materiais de Construção (Assumac). Dois anos depois, elas se apresentam sob a mesma marca, o Clube da Casa. São 36 pontos de venda com fachadas novas, layout interno padronizado, colaboradores treinados e ações de divulgação compartilhadas. O Clube da Casa é resultado de um trabalho de dois anos. As despesas fixas para manutenção de um escritório simples, com um empregado, são cobertas com a taxa de contribuição mensal dos associados, de R$ 1 mil para cada um. Com apoio do Sebrae/MG, o grupo formou uma central de negócios para unificar o planejamento e a execução de ações nas áreas de marketing, compras e treinamento de pessoal. “Ampliamos o mix de produtos, conseguimos condições diferenciadas com fornecedores e instituições financeiras e vendemos com preço e prazos mais competitivos”, informa João Vitor Gorgulho, vice-presidente do Clube da Casa e dono da Gorgulho Materiais de Construção, de São Lourenço. Segundo Juliano Cornélio, técnico do Sebrae/MG em Varginha, o trabalho de estruturação da central possibilitou o “amadurecimento gerencial das empresas”. “Conseguimos ter um nível de relacionamento de grande respeito. Temos prazer em compartilhar informações. Não existe mais o eu. Somos parceiros, um pensa no que é melhor pro outro”, confirma Gorgulho. Em um ano, o faturamento do grupo aumentou 18%. Para 2009, a expectativa é crescer 20%. “O aquecimento do setor de construção civil neste período ajudou, mas a central de negócios contribuiu significativamente para este0 aumento”, avalia Gorgulho.
Da Agência Sebrae de Notícias