quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O papel do assessor de comunicação junto ao seu assessorado

Santa Cruz do Capibaribe nos últimos meses vive um boom de “assessores de comunicação”. É um mercado que se abre, mas que nem todo mundo está apto a exercer tal função. Esta área é um segmento dentro da carreira de um jornalista que adquire técnicas e conhecimento ao longo de quatro anos em um curso universitário.
Os políticos da Terra das Confecções e as empresas locais estão se abrindo cada vez mais e utilizando alguns profissionais do jornalismo para atuar junto a eles em relação a mídia.
Assessoria de comunicação é totalmente diferente de assessoria de imprensa. Assessoria de imprensa é apenas uma das ferramentas usadas na área maior que é a assessoria de comunicação.
Comunicação, que vem do verbo comunicar! E será que esse verbo está sendo bem entendido pelos assessores quando o assunto é comunicar? Assessorar significa dizer que o profissional vai dar suporte para o seu assessorado se posicionar diante de um fato. No tocante a comunicação, o assessor não deve em hipótese alguma esconder o seu assessorado, pelo contrário, o assessor deve convencer a pessoa a falar, mesmo que seja em situações de crise.
O assessor de comunicação deve pensar no seu cliente de forma ampla. Colocar ele na mídia fazendo-o ser percebido pelo todo. Em alguns casos, há clientes que se recusam a falar sobre um assunto polêmico ou crise. Jamais deve agir dessa forma, pois a credibilidade é fortemente abalada.
Um caso que serve com perfeição de um exemplo foi o acidente da TAM com a Gol, onde o presidente da Gol prontamente apareceu em rede nacional e falou para todo Brasil, de forma simples e emotiva, relatando que o fato como uma tragédia, mas que a companhia teria feito todo possível para evitar, enquanto que a TAM não se posicionou rápido, levando o caso com pouca sensibilidade, o que fez perder credibilidade, enquanto a Gol, mesmo perdendo, ganhou com sua aparição rápida. Excelente trabalho dos assessores da Gol na época que conduziram seus assessorados a falar para o público. Se esconder nunca será a melhor forma, pois estamos na era do conhecimento, e é melhor que seja informações relevantes a fim de se tornarem esse conhecimento que a sociedade contemporânea tanto almeja.
Em suma, o presente artigo tem o papel de mostrar como o assessor precisa agir com o seu assessorado. Entender que lidar com a mídia não é uma das tarefas mais fáceis. A princípio, eu sempre sugiro aos assessores que façam um workshop com seus clientes, expliquem, dêem aulas de como será essa parceria. Façam entender como é que a mídia age frente a pessoas que se recusam a falar. Mostrem que a comunicação precisa ser séria e sem ruídos, pois se ele não falar, os repórteres irão tirar suas próprias conclusões e passá-las ao público, e isso, eu posso garantir, não será bom! Há clientes que ao contratarem um assessor de imprensa, acham que irão está diariamente na mídia, se for contratar um profissional pensando dessa forma, não gastem dinheiro a toa. Nem toda informação será transformada em notícia, assessor não é massageador de egos.
Enfim, concluir dizendo que o papel do assessor é muito maior do que esconder informações. Fico muito feliz em ver o mercado de Santa Cruz do Capibaribe se abrindo aos profissionais do jornalismo, mas ao mesmo tempo me preocupa, porque está se contratando todo tipo gente, inclusive não formados para atuar na nossa área, e isso pode deturpar o real papel do assessor.

Betto Aragão é jornalista e especialista em Comunicação e marketing pela Faculdade do Vale do Ipojuca - FAVIP