sábado, 5 de dezembro de 2009

Faculdade Cantareira lança graduação em Viola Caipira e Acordeom


A Faculdade Cantareira, situada em São Paulo, SP, abre dois novos cursos em 2010: graduação em Viola Caipira e Acordeom. “É imprescindível que a exuberante cultura brasileira esteja contemplada na academia. A universidade tem um papel fundamental ao estudar, divulgar e reconhecer o amplo e diverso espectro do universo da música popular", afirma Aída Machado, coordenadora pedagógica do curso superior de Música.
O curso de Viola Caipira desenvolverá com o aluno todas as etapas da viola brasileira (dez cordas), com aulas práticas de técnica, leitura, linguagem tradicional da viola, repertório e estudos dirigidos de arranjo e interpretação.
Já a graduação em Acordeom possibilita uma visão ampliada do uso do instrumento em diferentes linguagens. “Além de estar voltada principalmente para as tradições populares, nossa preocupação é passar informação também sobre a música erudita e não limitar esses dois universos, cujas fronteiras são, a cada dia, mais tênues”, diz Gabriel Levy, professor de Acordeom da Faculdade.
Segundo ele, o mercado de trabalho para quem deseja fazer estas graduações é bem amplo. "Além da música regional, lançamos mão de uma série de outras expressões musicais, como pop, MPB, e música erudita contemporânea", completa.