sábado, 5 de dezembro de 2009

Ele não come feito um passarinho


O inverno está chegando no hemisfério norte, e como todos os anos, os sabiás fazem um regime de engorda para garantir que até o fim da estação fria terão calorias para queimar e não terão fome. Só que esse passarinho, conhecido como sabiá-americano, exagerou na dose e ficou gordinho demais.
Quem achou o pássaro rechonchudo foi o fotógrafo Paul Mingo.
Ele estava em uma reserva ecológica em Plymouth, no Reino Unido, comendo um lanche quando se deu conta que ao seu lado um pequeno bicho redondo comia as migalhas que caíam no chão.
“Peguei minha câmera e vi o que era. O pássaro era muito manso e ficou perto de mim, comendo rapidamente as migalhas. Parecia ser uma atividade que ele sabia fazer bem”. Mingo ficou sabendo que esse sabiá é um comilão conhecido da reserva. Frequentemente ele vai a uma van que vende sorvetes para comer as sobras. “Mas seu tamanho não parece incomodá-lo e ele voou bem”, disse.
Segundo o porta-voz da Sociedade Real de Proteção às Aves, Grahame Madge, se o inverno é muito rigoroso, pequenos pássaros como os sabiás ficam mais vulneráveis porque a oferta de comida diminui. “Por isso, nessa época do ano, eles consomem o máximo que puderem de alimentos com altas calorias”, disse.
Pelo visto, esse sabiá rechonchudo soube escolher bem os alimentos calóricos.