terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Debate acadêmico discute Pólo de Confecções

Dep. Edson Vieira ao microfone

O encerramento do 2º Encontro FADIRE Acadêmico-científico, que aconteceu em Santa Cruz do Capibaribe-PE, na sexta-feira (27), contou com a presença do deputado estadual Edson Vieira, do PSDB, que participou dos debates sobre as perspectivas futuras do Pólo de Confecções no cenário econômico nacional.
O evento acadêmico teve o propósito de aprofundar as discussões com relação à forma pela qual o Arranjo Produtivo Local (agreste) se comportará diante da concorrência interna (Ceará, Santa Catarina), e externa (países asiáticos).
Na ocasião, o diretor da Coteminas, sucursal Campina Grande –PB, o engenheiro Roberto Torreão, falou sobre o plano de ação de uma das empresas mais importantes no país no segmento têxtil.
“A empresa que quer se tornar competitiva realmente deve atentar para pontos cruciais, principalmente, os direcionados ao meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade”, ressalta Torreão.
Para o deputado Edson Vieira, uma das vias para fortalecer o Pólo é a qualificação da mão de obra, cabendo o trabalho em conjunto do poder público aliado à iniciativa privada. “Escolas técnicas, apoio às entidades representativas, viabilização de uma infraestrutura que torne eficiente a logística de escoamento da produção são importantes para que a região continue a crescer”, pontua o parlamentar.
O Pólo de Confecções dispõe de um faturamento anual acima de R$ 2 bilhões e representa cerca de 70% do PIB têxtil de Pernambuco.
G2