segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SILÊNCIO TOTAL? SÓ NO ESPAÇO


Silêncio Zero
Sabia que na prática, não existe silêncio total? O zero decibel, que seria ausência total de som, só é possível em laboratórios de acústica ou no vácuo. Mesmo um barulinho que parece insignificante, como folhas carregadas pelo vento, mede 15 decibéis. Cochichar algo no ouvido das pessoas mede 30 decibéis. ou seja, toda vez que alguém pedir silêncio total, será apenas uma frase a mais para fazer barulho...

Sem Ar, Sem Som
Falando em vácuo, todos vibram nos filmes de ficção científica quando as naves espaciais explodem e fazem aquele barulhão, certo? Só que, se houvesse mesmo batalhas no espaço, ninguém ouviria, porque o som é uma onda mecânica e precisa de um meio para conduzi-la. Só que no vácuo não há atmosfera para que o som se propague. Quando você for ver filmes de ficção científica, que tal desligar o som da TV, só para ter a sensação de como seria mesmo?
Bat-radar
Sabia que os morcegos já usavam um tipo de sonar muito antes da invenção desse aparelho? Eles se orientam no escuro com um sistema chamado "escolocalização", também conhecido como "sonar dos morcegos." Eles soltam gritos numa frequência muito alta, que o ser humano não consegue ouvir. Quando essas ondas sonoras atingem um objeto, são refletidas, fazendo um eco que retorna aos ouvidos do animal. Assim, ele consegue distinguir os objetos à sua frente, inclusive a forma. è quase como enxergar no escuro! Golfinhos, mariposas e corujas estão entre os animais que usam um mecanismo semelhante.

Cães Sabem Ouvir...
Assim como os morcegos gritam sem que a gente ouça, o cães ouvem o que os humanos não conseguem ouvir. Isto acontece porque eles escutam sons quatro vezes mais distantes que nós. Seus ouvidos captam ondas sonoras entre 10 mil e 40 mil Hertz (unidade de som), enquanto as pessoas ficam entre 16 mil e 20 mil Hertz. Com ouvidos tão sensíveis, não é à toa que, quando correm para debaixo da cama, já que não conseguem tapar os ouvidos.