quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O Melhor Amigo


Uma Editora britânica ofereceu, certa vez, um prêmio para a melhor definição para "amigo". Entre as milhares de respostas recebidas, estavam as seguintes: "Alguém que multiplica as alegrias, divide as aflições e cuja honestidade é inviolável". "Alguém que entende o nosso silêncio". "Um relógio que marca as horas corretamente e que jamais pára". A definição premiada dizia: "Um amigo é a pessoa que entra quando todo mundo já saiu."Muitas vezes nos sentimos desanimados e sós. Procuramos alguém para conversar, para nos distrair, para dividir nossas ansiedades e frustrações e... quase sempre não encontramos. Percebemos, então, que os amigos são poucos e difíceis de encontrar.

Há pessoas que passam por nossas vidas e nos parecem verdadeiros amigos. Estão ao nosso lado no jogo de futebol, no bar para a cerveja do final de semana, nos passeios à praia e ao clube, e muitos outros lugares semelhantes a esses. Achamos que podemos contar com eles a qualquer momento. Será mesmo verdade? Concluímos que não quando enfrentamos a primeira crise ou quando não temos mais dinheiro para as baladas.

Mas há um amigo que está ao nosso lado a todo instante e que jamais nos abandona. Se estamos felizes, Ele está sorrindo ao nosso lado. Se estamos tristes, Ele nos consola e nos anima. Se vivemos momentos de grande fartura e regozijo, Ele nos parabeniza pelo êxito e nos sugere estender as mãos para os que não têm a mesma bênção. Se enfrentamos lutas e necessidades, Ele opera milagres para que nada nos falte,tocando nos corações dos mais indiferentes para que venham nos ajudar. Ele está ao nosso lado e sempre estará, mesmoque não lhe estendamos as mãos ou lhe demos a importância que Ele tem. Ele não é apenas um amigo, mas "o Amigo", o melhor Amigo.Se você sente que todos os seus amigos se afastaram, abra os olhos espirituais e verá que Jesus Cristo, o melhor Amigo,continua ao seu lado -- para sempre.

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer" (João 15:15).