Em relação à matéria postada no Blog do Melqui do dia 11/11/09 na coluna “Você é o repórter”, esta secretaria de Saúde vem a público esclarecer que:
1. A pequena oferta de profissionais na área médica é publica e notória em todo Agreste, isto não implica que não estamos aumentando gradativamente o nosso quadro médico.
2. Esta secretaria vem desde o dia 16 de setembro (quando aqui chegamos) fazendo reformulações estruturais em sua base administrativa, para que no mais breve espaço de tempo possamos oferecer a população o atendimento preconizado pelo Ministério da Saúde, o que é a nossa obrigação enquanto Gestores Públicos.
3. O Diretor médico foi substituído, para que não houvesse solução de continuidade nas reformas necessárias a esta Secretaria.
Quanto à paciente citada no comunicado em anexo, informamos que: A paciente deu entrada no hospital Municipal por volta das 21h53min, no dia 10/11/09 com um acompanhante do sexo masculino, relatando dor e sangramento. Ao ser questionada pelo médico de plantão sobre possível suspeita de gravidez, a mesma negou. O médico então realizou o atendimento ginecológico. No exame foi constatado sangramento ativo e grande quantidade de coágulos. Depois de medicada foi solicitada senha a central de parto para a mesma. A paciente logo após os procedimentos necessários seguiu com seu acompanhante e a auxiliar de enfermagem desta unidade para o Hospital de destino para outros procedimentos.
Assim sendo, nós da secretaria municipasl de saúde de Santa Cruz do Capibaribe - PE, nos colocamos a disposição da população, para quaisquer esclarecimentos que se faça necessário. Lembrando que, a nossa função aqui por determinação do Exmo. Sr Prefeito Antonio Figueiroa de Siqueira é sanar e minimizar os problemas na Saúde Pública desta Cidade.
Atenciosamente,
RENATO BOTTO FILHO
Secretário Adjunto de Saúde
Secretário Adjunto de Saúde