
O empresário Rodolfo Ribeiro, de Santos, São Paulo, enviou uma dúvida que foi respondida pelo nosso analista e pelos leitores
Caro Eduardo, Eu e meus sócios criamos uma empresa especializada em aplicativos para TV digital.
Caro Eduardo, Eu e meus sócios criamos uma empresa especializada em aplicativos para TV digital.
O primeiro projeto está ligado ao campeonato espanhol e tem parceria com a Sky. Com essa ferramenta é possível acessar informações, como tabela de classificação e calendário dos jogos com um clique no controle remoto. Estamos desenvolvendo o mesmo programa para a TV aberta, algo inédito no Brasil.
Abrimos a empresa em dezembro de 2008. Depois de cinco meses nos instalamos em uma incubadora na cidade de Santos e conseguimos aprovação em um programa de inovação da Finep para empreendedores iniciais. Investimos pouco no negócio: R$ 6 mil. O primeiro cliente nos deu uma receita de R$ 25 mil. Meus sócios, porém, perderam a euforia do início, dedicam-se pouco à empresa e os novos projetos não saem do papel. Não conseguimos outro cliente e temos pouco capital. Devemos seguir em frente? Como divulgar o negócio? Como faço para motivar meus sócios? Grato, Rodolfo Ribeiro, Santos, SP
SÓCIOS >>> Chamar seu melhor amigo para ser seu sócio pode ser um grande erro. Esta é a lição número um para a abertura de qualquer sociedade. No seu caso, eles parecem dispostos a desenvolver as ideias e a apostar na empresa como você. Mas, caso essa não seja a realidade, lembre-se sempre de que os sócios devem ser escolhidos pelo valor que eles têm a agregar ao negócio e não pela amizade ou parentesco. Na prática, a sociedade pode mudar sempre. Por isso é importante avaliá-la periodicamente. NEGÓCIO >>> Com a empresa estruturada fisicamente, abre-se um espaço maior para a sua profissionalização e melhoria dos produtos e serviços oferecidos. Mas é preciso paciência. O retorno nem sempre (aliás, quase nunca) é tão rápido quanto se espera. É preciso um objetivo claro, planejamento e uma boa dose de perseverança para chegar lá EMPREENDEDOR >>> Você está no caminho certo. Teve uma boa ideia e foi atrás de meios para torná-la real, chamando sócios e buscando uma incubadora para assessorá-lo. Isso demonstra iniciativa, maturidade e visão de negócio, características fundamentais de um empreendedor
“O universo dos negócios é repleto de objetivos e oportunidades que, muitas vezes, se veem em turbulência por incertezas e possíveis armadilhas. É preciso muita persistência para dar certo”MOTIVAÇÃO >>> Faça reuniões de planejamento em que todos possam levar suas ideias de como melhorar não só a empresa, mas o trabalho de cada um. Esse será um ótimo momento para verificar se todos têm a mesma visão e objetivos semelhantes. Assim será possível avaliar a parceria e sua continuidade DIVULGAÇÃO >>> Vale a pena investir para que o seu negócio se torne conhecido de outras empresas. Entre em contato com possíveis clientes e ofereça uma experimentação do seu produto. Direcione esforços com o objetivo de manter um relacionamento próximo de sua clientela para avaliar seus serviços e estar atento a oportunidades de expansão
*Eduardo Bom Angelo é titular da cadeira de empreendedorismo do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e autor do livro Empreendedor Corporativo
SÓCIOS >>> Chamar seu melhor amigo para ser seu sócio pode ser um grande erro. Esta é a lição número um para a abertura de qualquer sociedade. No seu caso, eles parecem dispostos a desenvolver as ideias e a apostar na empresa como você. Mas, caso essa não seja a realidade, lembre-se sempre de que os sócios devem ser escolhidos pelo valor que eles têm a agregar ao negócio e não pela amizade ou parentesco. Na prática, a sociedade pode mudar sempre. Por isso é importante avaliá-la periodicamente. NEGÓCIO >>> Com a empresa estruturada fisicamente, abre-se um espaço maior para a sua profissionalização e melhoria dos produtos e serviços oferecidos. Mas é preciso paciência. O retorno nem sempre (aliás, quase nunca) é tão rápido quanto se espera. É preciso um objetivo claro, planejamento e uma boa dose de perseverança para chegar lá EMPREENDEDOR >>> Você está no caminho certo. Teve uma boa ideia e foi atrás de meios para torná-la real, chamando sócios e buscando uma incubadora para assessorá-lo. Isso demonstra iniciativa, maturidade e visão de negócio, características fundamentais de um empreendedor
“O universo dos negócios é repleto de objetivos e oportunidades que, muitas vezes, se veem em turbulência por incertezas e possíveis armadilhas. É preciso muita persistência para dar certo”MOTIVAÇÃO >>> Faça reuniões de planejamento em que todos possam levar suas ideias de como melhorar não só a empresa, mas o trabalho de cada um. Esse será um ótimo momento para verificar se todos têm a mesma visão e objetivos semelhantes. Assim será possível avaliar a parceria e sua continuidade DIVULGAÇÃO >>> Vale a pena investir para que o seu negócio se torne conhecido de outras empresas. Entre em contato com possíveis clientes e ofereça uma experimentação do seu produto. Direcione esforços com o objetivo de manter um relacionamento próximo de sua clientela para avaliar seus serviços e estar atento a oportunidades de expansão
*Eduardo Bom Angelo é titular da cadeira de empreendedorismo do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e autor do livro Empreendedor Corporativo
Por Eduardo Bom Ângelo*