sábado, 7 de novembro de 2009

“Borracheiro palestrante”

O borracheiro Silvio Igor diferenciou seu negócio e hoje dá palestras para empresas e instituições

conhecido como “borracheiro palestrante” Silvio Igor já atuou ao lado de nomes como José Luiz Tejon e Robert Wong e aborda temas como empreendedorismo, motivação e atendimento ao cliente
O empreendedorismo entrou definitivamente na pauta dos brasileiros. Hoje já somos o 10º país mais empreendedor, segundo a pesquisa Global Enterpreneurship Monitor (GEM). Mas, para ser um bom empreendedor não basta abrir o próprio negócio, é preciso superar obstáculos com criatividade. Características que se destacam na trajetória do “borracheiro palestrante” Silvio Igor, cada vez mais requisitado para dar palestras em empresas e instituições. Ele será um dos expoentes da Semana Global do Empreendedorismo 2009, que acontece entre os dias 16 a 22 de novembro, em vários países.
Proprietário, desde 2001, da borracharia Tradição em Campinas, sua carreira de palestrante surgiu no dia a dia da profissão. “Percebi que somente fazendo a diferença conquistaria clientes”, conta ele. A estratégia, voltada para a excelência no atendimento, foi um sucesso e chamou a atenção de um freguês, que convidou Silvio para fazer uma palestra na empresa dele. Esta primeira palestra gerou outras em universidades, empresas e multinacionais, uma jornada que não parou mais para Silvio Igor, o “Borracheiro Palestrante”.
Um dos convites partiu do conceituado escritor e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), José Luiz Tejon. “Assisti uma palestra dele em São Paulo e no final fui conversar.
Ele me perguntou: ‘Você trabalha em que área?’ Disse a ele que era borracheiro – o melhor borracheiro – ele ficou admirado com tanto orgulho da minha profissão e me convidou para fazer uma palestra para os seus alunos da pós graduação”, relata Silvio Igor. A atuação foi muita elogiada pelos alunos e a experiência abriu novas perspectivas para Silvio.
Ele foi um dos destaques do evento 4ª Gestão & Conhecimento, realizado na Universidade Braz Cubas, onde palestrou ao lado de nomes como Robert Wong, um dos 20 melhores headhunters do mundo no ranking da revista The Economist. Recentemente ele foi entrevistado pela revista “Auto Esporte” (edição de novembro 2009), que destacou sua atuação à frente da borracharia Tradição, cuja razão de ser para ele está no cliente. “Nosso diferencial está na prestação de serviço, na conquista da confiança dos clientes”, explica. Um detalhe chama a atenção, Silvio adquiriu o ponto em 2001 e não sabia nada sobre o ofício, que aprendeu com a ajuda de um amigo que era borracheiro. A borracharia, que já fora uma das mais tradicionais de Campinas, naquela ocasião estava fechada e cercada de novos concorrentes. Silvio reergueu e ampliou o negócio com perseverança, ética profissional e atendimento diferenciado. São vivências que ele compartilha em suas palestras, cada vez mais requisitadas, entre elas estão as palestras motivacionais para jovens estudantes que vão entrar no mercado de trabalho. Este, aliás, é o tema que ele irá abordar no próximo compromisso, na Associação de Assistência Social Vianney e que faz parte das atividades da Semana Global do Empreendedorismo 2009.
A Semana é um evento mundial que acontece em 90 países, diversas atividades serão realizadas entre os dias 16 a 22 de novembro. No Brasil o movimento é liderado pelo instituto Empreender Endeavor (www.endeavor.org.br), que articula parcerias com empresas e instituições de ensino para promover a cultura empreendedora em nosso país. Em 2008 o instituto conseguiu realizar a maior mobilização de pessoas entre os países. Foram promovidas atividades em todos os estados brasileiros, com um total de 1735 organizações parceiras num total de 1781 atividades que envolveram 1.400.000 pessoas.