terça-feira, 24 de novembro de 2009

5 dicas extras para aumentar as vendas do seu site


Comunidades virtuais, redes sociais, links patrocinados, blogs, vídeos e podcasts. Os recursos para atrair visitantes à sua página na internet nunca foram tantos e tão fáceis de usar. Mas, para aquelas empresas que pretendem vender pela rede, existe um desafio a mais a ser enfrentado: fazer com que essas pessoas comprem efetivamente.

Veja abaixo outras 5 dicas para você colocar em prática no seu site.


Dê destaque para um telefone

Há dois meses, Márcio Albino, sócio do http://www.amercantil.com.br/, percebeu que muitos consumidores procuravam a empresa pelo telefone, localizado na página principal do portal. Para facilitar a vida desses clientes, o telefone de contato foi colocado na página de cada produto, última etapa antes da efetivação da compra. A estratégia deu resultado. Os pedidos por telefone, que representavam cerca de 20% dos 2 mil mensais, cresceram 5%, e a taxa de devolução, que era de aproximadamente 100 pedidos, caiu 5%. “O telefone é um apoio para as pessoas que não têm muita afinidade com a internet”, diz.

Use linguagem compatível

O seu site disponibiliza os produtos por marcas, mas o seu público procura por modelo. Esse desencontro vai se reverter em uma péssima taxa de conversão. “Fizemos consultoria para um site de bicicletas que a apresentação era feita por marca, mas as pessoas procuravam por tipo de bicicleta. Alteramos isso e a taxa de conversão aumentou automaticamente”, diz Joe Campos Costa, consultor de E-commerce da consultoria Online.

Faça uma newsletter

Para vender mais, nada melhor que uma clientela fiel à sua marca. E uma newsletter pode ser uma grande aliada na fidelização dos consumidores. “Mandamos nossa newsletter com ofertas exclusivas”, explica Felipe Fernandes, da Ambient Air, que envia a mensagem para 35 mil pessoas semanalmente. Os resultados positivos animaram a empresa, que a partir de novembro passará a enviar o e-mail duas vezes por semana.

Preste atenção na disposição dos produtos

Nada de fotos amadoras ou ângulos que não mostrem plenamente as características dos produtos. Ter mais de uma foto do mesmo produto também é recomendável. “A disposição das fotos precisa ser organizada e com qualidade. Tem que chamar a atenção dos consumidores”, diz Pedro Guasti, diretor da consultoria e-Bit.

Invista em segurança

Oferecer um site seguro aos consumidores é fundamental. Mais ainda se a sua empresa não tem uma marca conhecida, com clientes fidelizados. “O consumidor precisa de confiança para efetuar a compra. Eles fazem questão de comprar em uma página ‘https’, com ‘cadeado virtual’ e selos que atestem a segurança”, diz Pedro Guasti, diretor geral da consultoria e-Bit. “Exige bastante investimento, mas na cabeça do consumidor que não conhece a marca, faz diferença”, diz Márcio Albino, sócio da amercantil.com.br. O portal de Albino possui selos de segurança de consultorias especializadas na página principal.

Por Wilson Gotardello Filho