terça-feira, 22 de setembro de 2009

RESUMO DA HISTÓRIA DE PERNAMBUCO


Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500. Para evitar invasões de outros países, Portugal dividiu nosso território em 15 partes, chamadas capitanias hereditárias. Elas foram distribuídas entre nobres portugueses, que deveriam explorar suas riquezas e povoa-las.
O sistema só deu certo em duas capitanias: São Vicente e Pernambuco. Os portugueses viram que o lugar tinha futuro e começaram a plantar cana por lá. Logo, o açúcar brasileiro fez o maior sucesso na Europa, onde era vendido a preços altíssimos. Mas os portugueses não estavam sozinhos. Eles eram sócios dos holandeses, que refinavam o açúcar e vendiam o produto na Europa.
No começo, a parceria entre Portugal e a Holanda rendeu muitos lucros. Tudo mudou em 1580, quando Felipe II, rei da Espanha, tornou-se também rei de Portugal. Os espanhóis eram inimigos dos holandeses, que acabaram proibidos de continuar nos negócios com açúcar. Para não ficar de fora, eles invadiram o Brasil. Em 1630, conquistaram Pernambuco e, depois, espalharam-se pelo litoral do Nordeste.
Mas não foi fácil. Em 1645, uma grande revolta explodiu em Pernambuco. Em 1654, os holandeses acabaram expulsos. Foi a primeira vez que tropas brasileiras lutaram em grandes batalhas contra invasores estrangeiros. A partir daí, muitos começaram a achar que os donos do Brasil deveriam ser as pessoas que moravam aqui e não os reis de Portugal.
Não é por acaso que os pernambucanos entraram com tudo na luta pela independência do nosso país. Já em 1817, cinco anos antes de D. Pedro I libertar o Brasil de Portugal, aconteceu a Revolta Pernambucana. Os rebeldes organizaram o primeiro governo brasileiro independente dos portugueses.Hoje, nem dá para imaginar como seria viver em um país que não é independente. Por isso, é bom lembrar daqueles que lutaram para que os brasileiros fossem livres. Os pernambucanos são um bom exemplo.