Loja de vinho de São Paulo cria a figura do personal wine, que vai até a casa do cliente para organizar adegas e sugerir novos rótulos
Por Lilian Sobral
Por Lilian Sobral
Uma loja de vinhos instalada em um bairro nobre da cidade de São Paulo encontrou uma maneira de aumentar o relacionamento direto com clientes a partir de um serviço gratuito.
A Total Vinhos criou a figura de um "personal wine assistant", que é uma pessoa especializada que vai até a casa dos consumidores organizar e mapear adegas. "Nossos clientes são executivos que gostam muito de vinho e fazem muitas compras, mas não têm tempo para organizar tudo o que têm", diz Amilton Rogério Amaral, sócio-proprietário da Total Vinhos, fundada em 2007.
Amaral afirma que esta é uma forma de aumentar as vendas no médio prazo. "Às vezes o cliente tem um vinho muito bom perto do vencimento e não sabe. Ou então, ele tem rótulos parecidos e falta alguma marca diferente nesta coleção. Com este mapeamento, é possível sugerir vinhos para a compra. Estes clientes nem sempre estão presentes durante a visita, então toda a parte de venda após o serviço é feita por e-mail e telefone", diz. Para prestar o serviço, a empresa conta com quatro sommeliers – profissional especializado em vinho. No total, a loja tem 12 funcionários.
O personal wine também indica o vinho ideal para cada perfil de consumidor. Amaral conta que, geralmente, há uma conversa prévia por telefone para saber em qual ocasião o cliente precisa de ajuda. "Mas é importante que a parte final da negociação seja feita pessoalmente, na casa do cliente, porque é isto que ajuda a construir um relacionamento com o consumidor", afirma .
Amaral afirma que esta é uma forma de aumentar as vendas no médio prazo. "Às vezes o cliente tem um vinho muito bom perto do vencimento e não sabe. Ou então, ele tem rótulos parecidos e falta alguma marca diferente nesta coleção. Com este mapeamento, é possível sugerir vinhos para a compra. Estes clientes nem sempre estão presentes durante a visita, então toda a parte de venda após o serviço é feita por e-mail e telefone", diz. Para prestar o serviço, a empresa conta com quatro sommeliers – profissional especializado em vinho. No total, a loja tem 12 funcionários.
O personal wine também indica o vinho ideal para cada perfil de consumidor. Amaral conta que, geralmente, há uma conversa prévia por telefone para saber em qual ocasião o cliente precisa de ajuda. "Mas é importante que a parte final da negociação seja feita pessoalmente, na casa do cliente, porque é isto que ajuda a construir um relacionamento com o consumidor", afirma .